STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Acção Socio Cultural Visita ao Núcleo de St. António do Museu de Lisboa
Visita ao Núcleo de St. António do Museu de Lisboa Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 07 Abril 2015 09:08

sto antonio reduzidoEntre elementos da Comissão de Reformados do STML e acompanhantes, foram 22 os visitantes que a 25 de Março acompanharam a guia Ana Paula que, ainda no exterior do Museu, começou por explicar que ao que tudo indica foi no local onde se encontra a Igreja que o invoca, que Santo António nasceu.

Percorremos depois as quatro salas em que o novo museu se divide e que englobam uma parte mais erudita dedicada à vida do santo e outra que reúne peças que falam do culto popular.

Ficámos a saber que foi baptizado como Fernando, de apelido talvez Bulhões e que a data do seu nascimento também é incerta – 15 de Agosto de 1195 ou 1191. Certo é o dia da sua morte, 13 de Junho de 1231, nos subúrbios de Pádua, razão pela qual também é conhecido por St. António de Pádua.

Começou os estudos como noviço na Ordem dos Regrantes de Santo Agostinho, juntou-se depois aos franciscanos no eremitério nos Olivais (St. António do Deserto) e mudou o nome para António, partindo mais tarde para Marrocos. O acaso fixou-o em Itália quando ao regressar a Portugal, doente, uma tempestade arrastou o barco em que viajava para as costas da Sicília.

Fundou um mosteiro em Pádua, continuando porém o ensino de teologia em diversas universidades e envolveu-se em questões políticas a favor dos mais necessitados. Conta-se que viajou até Verona para pedir a libertação dos guelfos feitos prisioneiros pelo tirano gibelino Ezzelino e persuadiu a municipalidade de Pádua a elaborar uma lei que impedia a prisão por dívidas, se houvesse a possibilidade de compensação de outras formas.

Sofrendo de hidropisia, faleceu em 1231 e foi canonizado apenas um ano depois, a 30 de Maio de 1232. Os seus restos mortais repousam desde 1263 na Basílica de Santo António de Pádua.

Ana Paula falou também de algumas curiosidades menos conhecidas:

  • Brilhante carreira militar depois de morto: de soldado raso, em 1668 por ordem do regente D.Pedro, a coronel, tendo a sua imagem seguido na frente dos combates da Guerra Peninsula;
  • Oração utilizada em França para recuperar o quadro de Mona Lisa roubado do Louvre em 1911.

 

 

Ver fotos aqui!

 

 

 

stml90x90Inter reformados