Entrada Comunicados Comunicados 2010 Dia Nacional da Juventude Trabalhadora
Dia Nacional da Juventude Trabalhadora Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 05 Março 2010 20:23

Jornada de Luta dos Jovens TrabalhadoresJornada de Luta Nacional!

Geração com direitos! Garantia de futuro!

O STML integrará  novamente este ano a Manifestação Nacional da Juventude que, e como já se tornou um hábito enraizado no movimento sindical unitário, comemora o Dia Nacional da Juventude (28 de Março) e que este ano terá lugar no dia 26 de Março em virtude da data comemorativa calhar a um domingo.

A Interjovem/CGTP espera a maior manifestação de jovens trabalhadores de sempre realizada em Portugal porque, cada vez mais, existe um maior número de jovens a sentir efectivamente as normas gravosas que a legislação laboral veio trazer, consequência das políticas de direita seguidas por quem tem governado o país nos últimos anos, ou seja, PS, PSD com CDS atrelado ou não.

A política de desenvolvimento económico implementada pelo governo de Sócrates, cuja matriz se baseia, além de outras matérias, nos baixos salários e na promoção da precariedade é cada vez mais sentida pela população em geral, e nos jovens em particular. É difícil, com estas políticas, ter uma vida pessoal, familiar ou profissional com a necessária estabilidade e dignidade.

Esta manifestação, que se realiza sob o lema “Geração com direitos! Garantia de futuro!”, quer alertar para os direitos perdidos ao longo dos anos, desde as grandes conquistas em termos de legislação laboral, conseguidas com a revolução de Abril, até á situação que vivemos hoje.

interjovem26webSe no sector privado os jovens são cada vez mais o alvo da precariedade (recibos verdes e contratos a prazo) e da desregulamentação de horários, também no sector público os jovens funcionários públicos são confrontados com uma nova realidade, os mapas de pessoal, que por força da sua revisão anual, tornam o contrato de funções públicas num contrato a prazo anual, e com a chamada adaptabilidade que quer apenas dizer flexibilização de horários à vontade de quem dirige os serviços.

Para além disto, na CML a precariedade que se considerava resolvida, por via do tribunal arbitral, volta agora a estar contemplada com 221 trabalhadores previstos com contrato para funções públicas por tempo determinado, na previsão de mapa de pessoal para 2010.

O STML pedirá dispensa, ao abrigo da lei sindical, para o dia 26 de Março, para os trabalhadores da CML até 35 anos de idade, a partir das 13 horas, para que todos os jovens possam estar na manifestação, que partirá da Praça do Município às 15 horas, e juntarem-se ao coro de vozes que reafirmarão que esta é uma Geração com direitos e para reivindicarem uma real garantia de futuro.

O presente é de Luta para que o futuro seja nosso! Junta-te a nós!

Os nossos Direitos defendemo-los, exercendo-os!

Download do Folheto da CGTP