STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2010 SIADAP: Inexistência de Avaliação em 2009 e 2010
SIADAP: Inexistência de Avaliação em 2009 e 2010 Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 15 Março 2010 19:34

A aplicação do SIADAP na CML, para todos os efeitos, tem sido inexistente! É necessário afirmar que se tem verificado a tentativa de aplicação do SIADAP, pelos respectivos serviços, de forma ilegal! As regras e procedimentos a que a própria legislação do SIADAP obriga têm sido completamente desrespeitados.

 

 

Concretamente, em relação a 2009:

O processo de auto-avaliação, que deveria ter sido realizado durante o mês de Janeiro, tem sido efectivado fora dos prazos legais. Exemplo: A auto-avaliação de 2009, para um número considerável de trabalhadores, ainda não está concretizada.

O processo de definição de objectivos, que deve ser concluído até ao último dia do mês de Fevereiro do ano anterior, está, igualmente, a ser efectivado fora dos prazos legais, muitas vezes no ano seguinte! Exemplo: os objectivos do ano de 2009 estão a ser definidos em 2010!?

Neste sentido o STML alerta os trabalhadores para a necessidade de, quando tiverem de assinar qualquer documento sobre esta matéria, colocarem a data exacta em que assinam esse documento.


O STML tem repetido várias vezes que o actual sistema de avaliação, o SIADAP, tem que ser revogado. Paralelamente tem-se tentado encontrar soluções com o executivo camarário que minimizem os efeitos nefastos deste sistema de avaliação na progressão da carreira e na consequente valorização salarial, nomeadamente, através da opção gestionária. Este instrumento político permite ao actual executivo, sempre que o entender, aprovar e executar medidas que protejam os interesses e direitos dos trabalhadores da autarquia.

O SIADAP é um sistema de avaliação injusto, arbitrário e castrador! A sua revogação é uma obrigação por parte do poder político.

Na CML, a sua contestação por todos os meios disponíveis é igualmente um direito e obrigação do trabalhador que se sinta penalizado! A aplicação do SIADAP na CML tem sido, como já verificamos, atravessado de irregularidades.

Informa-te junto do teu sindicato, o STML, dos mecanismos que podemos e devemos utilizar com o propósito da justa contestação a este sistema de avaliação.