Entrada Comunicados Comunicados 2011 A luta dos bombeiros continua!
A luta dos bombeiros continua! Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 18 Novembro 2011 15:51

stml_bombeiros

FERIADOS DE 2009 E 2010
O Sr. Presidente da Câmara comprometeu-se com o pagamento destes feriados, considerando a existência deste anterior compromisso indicando no entanto a impossibilidade por parte da Autarquia, em regularizar o pagamento ainda este ano. Ficou a garantia do pagamento em 2012, comprometendo-se no prazo de 15 dias a informar o STML das datas de pagamento.

PARECERES DO STML
O STML remeteu vários ofícios em resposta a pareceres solicitados pelo Comando do RSB, nos quais não deixamos, mais uma vez, de transmitir a opinião manifestada pela maioria dos Bombeiros na presentação da proposta de fardamento e por demais expressada por todos os profissionais nos diversos plenários que temos vindo a realizar nos quartéis.

PROPOSTA DE FARDAMENTO
O STML manifestou a sua concordância ao apresentado na referida proposta, à excepção das botas de parque, devido ao seu peso e pouca mobilidade que as mesmas apresentam. Pretende-se que o tipo de fardamento a implementar seja de elevada qualidade e conforto.

CARTÃO DE BOMBEIRO
- Mostramos a nossa concordância com a proposta apresentada.

CAPACETE DE FOGO
- Enumerámos quais as características que achamos essenciais para um capacete de fogo urbano, referenciando a nossa intenção em manter as actuais cores em uso no RSB. O STML solicitou o envio das propostas de capacete apresentados ao RSB que reúnam tais características, fornecendo-nos as suas especificações e características referenciadas pelos fabricantes e após a audição dos Bombeiros possamos manifestar-nos de forma adequada.

COMANDO PUBLICA ILEGALMENTE PENA A DELEGADO SINDICAL
O STML não pode deixar de condenar o procedimento por parte do Comando do RSB, que fez publicar a decisão de aplicar uma sanção disciplinar ao bombeiro Ricardo Luís Cunha, delegado sindical da 2ª companhia, quando ainda não tinha decorrido o respectivo prazo legal para a impugnação. Apenas 13 dias depois veio, a muito custo, publicar que a decisão não foi aplicada por existir um recurso impugnatório. Esta atitude do Sr. Comandante é de recriminar, desejando que tal não se repita pois qualquer pessoa é inocente até ser considerado culpado em ultima instância.

REUNIÃO COM OUTRAS ESTRUTURAS SINDICAIS
O STML nunca foi convidado formalmente para reunir com qualquer estrutura sindical para conversar sobre a situação reivindicativa actual. Este sindicato tem efectuado várias formas de luta contra as intenções do executivo camarário em alterar o horário de trabalho, como foram as duas manifestações efectuadas recentemente para as quais solicitamos a união de todos os bombeiros sem excepção. O STML enquanto organização mais representativa dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, não deixará de efectuar todas as formas de luta que os bombeiros acharem oportunas, se se mantiver a intenção do executivo Camarário, neste sentido apelamos à junção de todas as forças que representam os Sapadores Bombeiros de Lisboa para ganharmos esta luta no interesse colectivo de todos os bombeiros.

Apelamos à participação na Greve Geral dia 24 de Novembro e que esta greve geral, constitua um exemplo para o Executivo Camarário da grande união dos bombeiros, que não baixarão os braços nesta batalha pela salvaguarda dos nossos interesses, pela nossa segurança e pela qualidade do socorro prestado.