STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2014 25 de Abril - 15H00 todos ao Marquês de Pombal
25 de Abril - 15H00 todos ao Marquês de Pombal Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 21 Abril 2014 15:24

liberdade25abrilComemoramos 40 anos em liberdade,
40 anos depois da revolução, 40 anos do 25 de Abril de 1974
que transformou Portugal e a vida dos portugueses

 

15h00 todos ao Marquês de Pombal!

 

Na madrugada de 25 de Abril de 1974, iniciava-se um dos momentos mais bonitos, importantes e determinantes da história recente do nosso país. Com o levantamento militar protagonizado pelo MFA – Movimento das Forças Armadas - seguiu-se o levantamento popular que deu origem à revolução portuguesa e que conduziu à libertação das amarras da ditadura fascista, dirigida primeiro por Oliveira Salazar e depois por Marcello Caetano.

Foram 48 anos de ditadura! Durante quase cinco décadas, milhares de portugueses foram perseguidos, presos, torturados e assassinados por mero delito de opinião. Muitos mais foram sujeitos à pobreza, à miséria e muitos outros, também na ordem dos milhares, obrigados a fugir do país procurando noutras paragens por esse mundo fora, possibilidades de vida e de futuro.

Deste modo, de condenados ao atraso social, económico, político e cultural, o povo português tomou nas suas mãos os destinos da sua vida. É neste período que se observa a um impulso extraordinário na generalização de direitos até aí negados à imensa maioria dos portugueses. A título de exemplo, enfatizamos o direito conquistado ao salário mínimo nacional, às férias e ao subsídio de férias, medidas que elevaram as condições de vida da classe trabalhadora, mas também aos direitos dos jovens, permitindo-lhes condições ímpares e imprescindíveis na construção das suas vidas, quer no plano profissional, pessoal e familiar, ou ainda aos direitos e liberdades concedidos à mulher que lhes permitissem conciliar a vida profissional com a vida familiar. Não esquecemos igualmente a conquista de importantes Direitos sociais, de caráter universal e gratuito, nas áreas da saúde, da educação, na proteção e segurança social, mas também à justiça, habitação, cultura ou desporto.

Comemoramos todas estas conquistas com a perfeita consciência de que estão a ser alvo do mais violento ataque desde 1974. Trilhando o mesmo caminho que sucessivos governos que se alternaram no poder, mantendo contudo no essencial, a sua política destruidora, o governo do PSD/CDS-PP impõem-nos um retrocesso de várias décadas! Por esse motivo a força que este ano devemos conceder às comemorações populares do 25 de Abril devem-se revestir de LUTA! Luta contra a arrogância, a prepotência e a política antissocial do Passos e Portas, política que apenas serve os interesses dos grandes 'senhores do capital', à semelhança da política de Salazar e Caetano.

Reconquistar as conquistas de Abril é um imperativo nacional, na defesa do nosso país e das nossas vidas! Quem despreza os interesses do povo e dos trabalhadores portugueses, como faz este governo sem qualquer pejo ou ressentimento, não pode continuar a afirmar que está a defender os interesses nacionais. Uma e outra realidade são inconciliáveis, antagónicas e impossíveis de conjugar numa mesma frase. Um governo que mente incessantemente não pode continuar à frente dos nossos destinos! Um governo que desrespeita a lei máxima do nosso país e incorre em ilegalidades sucessivas não pode continuar com funções governativas!

Demitir este governo, convocar eleições antecipadas, retomar os caminhos de Abril, são as prioridades que assumimos! É imprescindível vencer os abutres que nos devoram o salário, o trabalho, o futuro e a vida!

 

25 de Abril SEMPRE!

Fascismo NUNCA MAIS!

 

stml90x90