STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2015 Reunião com Comandante do RSB
Reunião com Comandante do RSB Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 09 Janeiro 2015 15:01

RSB reduzidoSTML reuniu dia 8 de Janeiro, com o comando do RSB na perspetiva de resolver problemas que se mantém do ano anterior e outros com que nos temos deparado no início deste ano, tais como:

 

Formação para efeitos de procedimentos concursais e mobilidade intercategorias:

Na sequência dos compromissos assumidos pelo vice-presidente e constantes na ata de reunião de 10 de dezembro, o Sr. Comandante informou-nos que no decorrer do mês de fevereiro estarão reunidas as condições para se dar inicio à referida formação;

 

Publicação da NEP que regulamenta algumas situações constantes no ACEEP do STML:

Fomos informados pelo Sr. Comandante que a NEP (Norma de execução Permanente), que irá regulamentar os dias suplementares de férias, previstos no ACEEP assinado com este sindicato, está em fase final de elaboração e a sua publicação estará para breve.

Em relação a outros assuntos como as trocas de serviço, fomos informados que estarão previstas no regulamento interno que está neste momento em discussão.

Fardamento:

Após o STML ter assegurado junto da câmara a aquisição destas fardas, constatamos que o novo fardamento aparenta ter qualidade, existindo apenas um senão que se deve ao facto da cor não corresponder exatamente à que tinha sido escolhida pelo grupo de trabalho, constituído em 2010, sendo ligeiramente mais clara. O comando informou que este processo já tinha sido iniciado pelo comando anterior, mas ficou de apresentar uma proposta de resolução que será discutida primeiramente com as chefias e, posteriormente, às estruturas sindicais;


Apresentação das propostas da autarquia com vista à substituição das instalações do quartel de Carnide:


SALOC:

Fomos informados da pretensão de mudar a SALOC para a Cruz das Oliveiras, ao lado do quartel da 2ª companhia em Monsanto. Estas instalações irão ser alvo de obras de fundo, com inicio em fevereiro e previsão de mudança no inicio do verão. O STML aceitará esta mudança desde e quando as condições de habitabilidade e de trabalho estiverem garantidas, e sejam iguais ou preferencialmente melhores que as atuais.

 

QUARTEL DA ESTAÇÃO DA 3ª COMPANHIA:


O comando informou que pretende mudar o quartel para as anteriores instalações em Benfica, assim que estejam concluídas as obras necessárias de readaptação para voltar a ter as funcionalidades de um quartel.
O STML não está de acordo que haja um retrocesso nas condições de habitabilidade, trabalho e instrução, só o compreendendo como solução provisória, sendo feita a mudança para este após se dar início às obras do novo quartel (PSA) e com o compromisso de conclusão das mesmas, bem como garantia do início da construção do novo quartel na Alta de Lisboa, uma vez que os tempos de chegada, do socorro, a essa zona da cidade já atualmente críticas, se agravam com esta mudança.

 

MUSEU DO RSB:


A solução encontrada pela autarquia é no mínimo estranha, pois pretendem colocar todo o espólio museológico num armazém na Matinha, sem as mínimas condições quer de segurança enquanto espaço físico, quer da violação ou roubo do acervo. Compreenderemos e aceitaremos que se coloque temporariamente todo o espólio num local que reúna condições de segurança e de preservação, mas, só após o inicio das obras necessárias num espaço digno que reúna todas as condições para aí ser instalado o novo Museu do Bombeiro, com compromisso da data de abertura de portas ao público.

 

SOBRE ESTES E OUTROS PONTOS O STML IRÁ VINCAR A SUA POSIÇÃO JUNTO DO VICE-PRESIDENTE JÁ NO PROXIMO DIA 14 DE JANEIRO.
STML CONTINUARÁ A EXIGIR RESPEITO PELOS BOMBEIROS DO MAIOR E MELHOR CORPO DE BOMBEIROS DO PAÍS.

 

O STML SEMPRE COM O RSB!

 

 

CGTPDepartamento Bombeiros STML - 162x217