STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2016 Aos Bombeiros Sapadores - Da reunião do STML/Departamento de Bombeiros com o Vereador dos RH
Aos Bombeiros Sapadores - Da reunião do STML/Departamento de Bombeiros com o Vereador dos RH Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 26 Setembro 2016 14:06

Departamento Bombeiros STML - 162x217Realizou-se no passado dia 23 de Setembro uma reunião entre o STML e a CML, que contou com a presença do Sr. Vereador dos Recursos Humanos e Finanças, João Paulo Saraiva e as chefias da Direção Municipal e do Departamento dos Recursos Humanos, onde se procurou solucionar algumas das situações mais prementes no RSB, tais como:

A. SOBRE O CONCURSO DE INGRESSO

Do concurso aberto recentemente, os RH referem existirem 506 candidatos. Tendo a CML aceite algumas das reivindicações do STML, nomeadamente sobre formas de contacto e informação aos candidatos, formação adequada aos psicólogos do RSB que poderão realizar entrevistas, bem como alteração ao modo de apuramento dos candidatos na avaliação psicológica, passando a contar a média dos três itens do exame psicológico. Continuamos a defender que o número de vagas disponibilizadas, é insuficiente às necessidades do Regimento.

B. REFORÇO DE COZINHEIRAS PARA OS REFEITÓRIOS DO RSB

Após permanentes denúncias deste Sindicato junto da CML, voltámos a insistir na necessidade urgente de transferir ou contratar novas cozinheiras para o RSB. Ficou a Diretora Municipal dos Recursos Humanos em avaliar e resolver junto dos SSCML respostas para esta necessidade que há muito revela uma natureza de facto inadiável.


C. PAGAMENTO DE GRATIFICADOS

Após terem sido já pagos no mês de Agosto os gratificados, face ao que foi uma grande conquista do STML junto do Governo, exigimos agora à CML que todas as prevenções, incluindo as prestadas à empresa municipal EGEAC, sejam pagas como gratificados e nunca como horas extraordinárias. O Vereador João Paulo Saraiva, concordando com os argumentos apresentados pelo Sindicato, ficou de avaliar a nossa proposta.

 

Vemos agora tornada realidade no recibo de vencimento, o pagamento dos gratificados, uma ambição antiga dos Bombeiros alcançada pelo STML.

 

D. MOBILIDADE / CONCURSO DE PROMOÇÃO

O STML defendeu novamente que a CML deve efetuar todos os esforços para promover os concursos de forma a assegurar as promoções, há tanto desejadas e necessárias no RSB. É assim urgente a resolução desta situação visto estarem a aproximar-se os prazos finais das mobilidades relativas a alguns postos de trabalho.
Sobre esta matéria e após contactos vários do Sindicato com membros do Governo, o STML obteve da Secretária de Estado da Administração e Emprego Público uma resposta que facultámos aos responsáveis dos Recursos Humanos da autarquia. Fica agora "a porta aberta" no sentido de abrir uma exceção à realização de concursos de promoção para os bombeiros, cabendo desta forma ao Executivo Municipal o ónus pela resolução definitiva deste problema.

E. REFORÇO DE PESSOAL - A URGÊNCIA EM ASSEGURAR UM EFETIVO MINIMO QUE GARANTA O SOCORRO

O STML reiterou as suas exigências de ter um efetivo mínimo de pessoal por forma a garantir um socorro cabal aos munícipes, mas também a segurança dos Bombeiros. Perante esta proposta, o Vereador dos Recursos Humanos ficou de agendar uma reunião com Vereador dos Bombeiros e Proteção Civil para, em conjunto, avaliarem esta possibilidade. Preocupações acrescidas com o aproximar do término da Fase Charlie, agravando um problema que, a não ser resolvido atempadamente, colocará a prestação do socorro abaixo dos limites mínimos, com todos os riscos que daí advêm.

 

À margem desta reunião, damos nota de mais duas informações, nomeadamente:

SOBRE O CURSO PARA AQUISIÇÂO DE COMPETÊNCIAS

Após o compromisso por parte do Comando, quer em ordem de serviço quer junto dos bombeiros, que apontava para o mês de Fevereiro o início da formação para Subchefes de 2ª classe e Sapadores Bombeiros, situação depois adiada para Setembro, lamentamos que até agora as mesmas ainda não tenham sido concretizadas.
O STML não pode aceitar mais esta demora e no dia 26 de Setembro, irá enviar em ofício ao Vereador dos Bombeiros e a Protecção Civil, com conhecimento ao Comandante, manifestando o descontentamento que os Bombeiros têm feito chegar a este sindicato. O que exigimos é que se cumpram os compromissos assumidos!

 

PAGAMENTO DOS REFORÇOS

O STML, embora se aguarde ainda pelos recibos de vencimento deste mês, foi informado que seriam pagos com retroativos alguns erros detetados bem como os subsídios de alimentação e o subsídio noturno de 25% sobre essas horas efetuadas. Caso exista alguma incorreção no pagamento, devem os Bombeiros prejudicados informar imediatamente a Secção de Pessoal do RSB ou pedir esclarecimentos junto dos Dirigentes ou Delegados Sindicais do STML.

 

logo stml 16