STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2016 Aos Trabalhadores da Junta de Freguesia de Benfica - STML reune com a Presidente da Junta
Aos Trabalhadores da Junta de Freguesia de Benfica - STML reune com a Presidente da Junta Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 24 Novembro 2016 14:51

j f benficaA 23 de Novembro, o Sindicato reuniu com a Presidente Inês Drummond procurando respostas e perspetivas de solução aos problemas que hoje enformam esta freguesia e, em particular, os seus trabalhadores.

Entre outras questões, debatemos com maior enfâse a necessidade urgente da resolução dos vínculos precários, através da abertura de concursos públicos para admissão de pessoal. Também os problemas identificados nos equipamentos afetos à limpeza urbana, mereceram destaque face ao arrastar de situações que em nada contribuem para a dignificação dos trabalhadores e das suas condições de trabalho.

Sobre a possibilidade em abrir concursos para admissão de pessoal, por um lado regularizando o vínculo contratual dos prestadores de serviços (hoje em número claramente inaceitável), por outro reforçando as áreas de intervenção pública carenciadas de meios humanos, foi-nos transmitido essa hipótese para 2017, não referindo a Junta de Freguesia, no concreto, para quando e para que setores profissionais.

O STML não pode deixar de criticar uma disfarçada e recorrente ausência de vontade política em resolver definitivamente a situação de profunda instabilidade e insegurança que marcam a vida de largas dezenas de trabalhadores desta freguesia. Relembramos que esta Junta é recordista na cidade de Lisboa no recurso a falsos recibos-verdes para o desempenho de tarefas indispensáveis, permanente e regulares. Justamente por esse motivo urge celebrar sem tibiezas um contrato de trabalho efetivo (CTFP por tempo indeterminado).

No cômputo da realidade envolvendo instalações, principalmente dos trabalhadores afetos à limpeza da freguesia, foi-nos comunicado que o novo Posto de Limpeza (ECOPONTO) situado no Bairro da Boavista será aberto em inícios de Dezembro, mantendo contudo por resolver o problema do gás (ou seja, ausência de água quente). Aconselhamos a Presidente de Benfica a salvaguardar esta questão antes de transferir os trabalhadores para este novo equipamento.

Foi-nos informado que este equipamento servirá para os trabalhadores que irão tratar dos espaços verdes (competências que a Junta irá assumir diretamente enquanto decisão que saudamos), além dos cantoneiros que deixarão o velho e degrado posto de limpeza. Ao todo, prevê-se a concentração de 25 a 30 trabalhadores nesta nova instalação.

Sobre a necessidade de proceder a melhoramentos e obras de fundo no Posto de Limpeza Silva Porto, transmitiram-no que procederão a pequenas reparações visando resolver os problemas já conhecidos (infiltrações e humidades). Todavia, não preveem, nem durante o próximo ano, avançar para as obras estruturais que este equipamento há muito necessita.

O STML não deixará de exigir que se respeitem todas as matérias sobre saúde e segurança dos trabalhadores da freguesia de Benfica, intervindo sempre que necessário pela melhoria das suas condições de trabalho.

Uma intervenção que não dispensa, antes obriga, se se quer consequente, o envolvimento de todos os trabalhadores nos processos reivindicativos que procuram resolver os seus problemas.

Unidos e mobilizados somos sempre mais fortes!