STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2016 STML reúne com a Junta de Freguesia do Lumiar
STML reúne com a Junta de Freguesia do Lumiar Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 07 Dezembro 2016 10:30

Lumiar 002Dando continuidade ao processo iniciado a 19 de Setembro com a entrega do Caderno Reivindicativo dos respetivos trabalhadores, o Sindicato reuniu com o Presidente Pedro Delgado Alves da Junta de Freguesia do Lumiar no passado dia 5 de Dezembro.

Dos assuntos debatidos, destaca-se o seguinte:

1. Sobre as instalações do Posto de Limpeza do Lumiar, o mesmo manter-se-á operacional até que seja encontrada uma solução definitiva que poderá passar pela construção de um novo equipamento. Esta solução será sempre articulada com a CML. Não está contudo definido, qualquer prazo neste sentido.

2. Sobre o Protocolo com a CML para o acesso dos trabalhadores aos serviços da Medicina do Trabalho, foi-nos garantido que em 2017 estará plenamente assumido.

3. No caso do pagamento de todos os montantes remuneratórios aos trabalhadores acidentados, incluindo a média do trabalho extraordinário realizado nos últimos meses antes do acidente incapacitante, foi-nos informado que a Junta aguarda um parecer da DGAEP sobre esta matéria. Relembramos que o STML enviou em Setembro um parecer que enquadra esta matéria e permite responder positivamente a todas as expetativas dos trabalhadores. Esperemos agora, que o Executivo do Lumiar decida pelo mesmo caminho.

4. Sobre a abertura de concursos públicos para contratação de pessoal, visando regularizar a situação dos trabalhadores com vínculo precário, ainda este ano serão iniciados os respetivos procedimentos administrativos-burocráticos com vista a este fim, situação com a qual nos congratulamos.

5. No âmbito dos horários de trabalho ao sábado, o Presidente da Junta referiu que estão a ser considerados os constrangimentos dos trabalhadores em termos de disponibilidade de transportes públicos aquando do término da jornada de trabalho, organizando-se a mesma, em termos diurnos e noturnos, em função dessas mesmas limitações. O objetivo passa, claro está, por não prejudicar os trabalhadores que se disponibilizem para as tarefas que envolvem a limpeza do espaço público em zonas de grandes eventos desportivos.

A próxima reunião realizar-se em Fevereiro, em data a definir oportunamente. O STML valoriza e reforça a ideia de uma disponibilidade positiva do Executivo do Lumiar para a resolução dos problemas que afetam os trabalhadores, não deixando o Sindicato de continuar a acompanhar atentamente a realidade dos seus associados, intervindo sempre que necessário e oportuno.

 

Unidos, informados e organizados, somos sempre mais fortes!

Se ainda não és sindicalizado, não esperes mais tempo. Junta-te ao STML!