STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2017 Aos Trabalhadores da EGEAC - Reunião técnica de 5 de Julho
Aos Trabalhadores da EGEAC - Reunião técnica de 5 de Julho Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 07 Julho 2017 09:25

Foto EgeacDando seguimento à reunião de 17 de Maio, o STML reuniu com a EGEAC, representada pelo assessor do CA, Dr. João Rosa, mas também pela Dra. Maria da Fé, Dra. Paula Pedro e a Dra. Ana Rosmaninho. Damos conta dos principais assuntos debatidos. Assim,

a) Sobre a majoração dos dias de férias, face ao exercício do direito à greve e no âmbito dos direitos de parentalidade, o CA irá enviar proposta positiva face ao reivindicado até dia 7 de Julho. Os efeitos práticos verificar-se-ão já nas férias do corrente ano.


b) Sobre as condições de trabalho do Backoffice do Castelo de São Jorge, mantêm-se a inércia da empresa perante os problemas que se arrastam desde 2014, situação que irá implicar do STML uma queixa-denúncia junto da ACT.


c) Alcançado finalmente o pagamento do subsídio de refeição para todos os trabalhadores, no montante de €7,23 por intermédio de cartão. Casos distintos face à interpretação da empresa, serão analisados e decididos individualmente pelo CA. Não podemos deixar de valorizar o alcance desta medida, há muito reivindicada pelos trabalhadores e STML!


d) Contrariando o compromisso assumido em Maio sobre o pagamento do subsídio de jantar em Junho pelo valor atualizado, será agora concretizado apenas em Setembro. Razões de ordem fiscal e adaptações de acordo com o horário trabalho realizado por alguns trabalhadores justificam este atraso.


e) Sobre os casos apresentados pelo STML em torno de reclassificações, estão neste momento sob análise. Para breve aguardam-se as respetivas deliberações do CA.


f) Sobre o descongelamento da progressão da carreira, todos os trabalhadores terão nos seus recibos de vencimento a explicação sobre a metodologia adotada (nível remuneratório atualizado, pagamento de 50% em Julho e restantes 50% em Janeiro de 2018). Aplicação coerente face às disposições decorrentes da LEO 2017.


g) Sobre a progressão na carreira dos trabalhadores provenientes da CML através de ACIP, a empresa aguarda resposta da CML/DMRH para proceder em conformidade, isto é, permitindo um tratamento igual, equitativo e positivo para todos.


h) No que diz respeito à regularização dos vínculos precários, já concluíram o levantamento dos casos existentes, tendo esta informação sido enviada para a CML ao cuidado do Vereador dos Recursos Humanos. Interessa agora, na ótica do STML, integrar estes trabalhadores no Quadro de Pessoal da empresa.


i) O mesmo se poderá dizer sobre as carências de pessoal por equipamento, referindo a EGEAC, a necessidade em articular a resolução desta matéria com a CML. O STML fará chegar também a informação de que dispõem, procurando reforçar a vontade em solucionar os problemas identificados.


Para 20 de Setembro ficou agendada a próxima reunião.


Informados, unidos e organizados fomos, somos e seremos sempre mais fortes na defesa dos nossos Direitos! Sindicaliza-te no Teu Sindicato, o STML!

 

logo 40 anos