STML - 40 Anos
Entrada Comunicados Comunicados 2017 Aos trabalhadores da Junta de Freguesia do Lumiar
Aos trabalhadores da Junta de Freguesia do Lumiar Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 23 Novembro 2017 14:20

Capa - JF Lumiar 20 Fev 17Após as eleições de Outubro passado, o STML solicitou ao novo Executivo eleito uma reunião de trabalho. A mesma teve lugar no passado dia 16 de Novembro com o Presidente Pedro Delgado. Dando continuidade às reuniões precedentes iniciadas no anterior mandato autárquico, o STML informou dos assuntos prioritários que neste momento preocupam os trabalhadores.

Assim,

1. Regularização dos trabalhadores com vínculos precários.

Fomos informados que a JF suspendeu a abertura de concursos e incluíram todos os trabalhadores com vínculo precário (incluindo monitores CAF's) na listagem para inscrição no PREVPAP. Ficaram de facultar ao sindicato a listagem dos trabalhadores inscritos. Referiram ainda a intenção em abrir um concurso público de admissão de pessoal para a Limpeza Urbana, procurando colmatar carências já identificadas (em virtude da aposentação e abandono de posto trabalho).


2. Instalações/fardamentos/EPi's

A JF aguarda a abertura de um polo em Telheiras para centralizar os serviços de limpeza e atendimento. Tencionam alargar o Posto de Limpeza atual com o encerramento dos balneários públicos que ficarão afectos ao Posto. Vão fazer um reforço de cacifos nos balneários/vestiários. No entanto não está garantida a atribuição de cacifos adequados por trabalhador (cacifos distintos que permitam guardar o vestuário de trabalho separado da roupa pessoal). Referiram que vão ser adquiridos fardamentos e EPI's, tendo o STML alertado para a necessidade em auscultar previamente os trabalhadores, além do solicitarem o respetivo parecer técnico de Higiene e Segurança no Trabalho.


3. Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho/Formação

A Junta refere a existênciade protocolo com a CML para a realização de formação na área da SHST. Foi ainda observado pelo Presidente da JF, algumas limitações da CML nesta área.

 

4. Avaliação dos Trabalhadores (SIADAP)

Baseados no "modelo" da CML procederam à avaliação dos trabalhadores pelo método de arrastamento da nota. Tendo os trabalhadores a possibilidade de solicitar Avaliação Curricular, o STML solicitou que sejam divulgadas aos trabalhadores, o quanto antes, as suas notas para que possam decidir sobre a avaliação pretendida.


5. Horários de Trabalho

Refere a Junta a intenção em retomar o serviço nocturno para colmatar a questão da limpeza da zona envolvente ao Estádio do SCP (em dias de jogo). Não têm contudo, uma previsão para quando efectivamente.


6. Folgas acumuladas dos trabalhadores provenientes da CML

Refere o Sr. Presidente da JF, o gozo destas folgas consoante as possibilidades de serviço.


7. Outros assuntos

Fomos informados que os serviços de manutenção de espaços verdes continuam a ser assegurados por uma empresa externa de prestação de serviços (por um período de 3 anos, de 2017 a 2019).

 

O STML continuará a acompanhar os problemas que afetam os trabalhadores da Junta do Lumiar, exigindo ao atual Executivo a sua resolução de forma célere e eficaz.

 

 

Informados e unidos em torno do nosso Sindicato, somos e sempre seremos mais fortes!

 

logo 40 anos