STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2018 STML reune com Recursos Humanos da CML para regularização de compromissos
STML reune com Recursos Humanos da CML para regularização de compromissos Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 14 Fevereiro 2018 15:44

RSB logo

 O STML reuniu com a DMRH tendo como objetivo que o Executivo Municipal e o Comando do RSB assumam os compromissos estabelecidos com este sindicato e com os bombeiros. Ficou acordada uma reunião entre os RH e o Comando de forma a regularizar de imediato, os seguintes pontos:

 

- PAGAMENTO DA FASE CHARLIE: os Recursos Humanos aguardam que o Comando envie o pedido devidamente fundamentado do trabalho efetuado no prolongamento da fase Charlie e também dos elementos que ultrapassaram os 60% de trabalho extraordinário permitidos, afim de o mesmo ser processado tendo os RH assumido, terem condições de efetuar esse pagamento no mês de março.

 

- PAGAMENTO DOS FERIADOS AOS ACIDENTADOS AO SERVIÇO: ao ter conhecimento da existência de bombeiros de baixa por acidente ao serviço e aos quais não lhes são pagas as horas extraordinárias do serviço em dia feriado, o STML efetuou as diligencias necessárias junto do Comando afim de proceder a esse reembolso, tendo o Comando optado por solicitar autorização aos RH.O STML veio nesta reunião solicitar que se cumpra o acordado com este sindicato, tendo os RH aceite esta reivindicação comprometendo-se a informar o Comando da forma como deve proceder para regularizar esta situação. Os sócios do STML que estejam nesta situação poderão tirar dúvidas sobre este assunto junto deste sindicato.

 

- ENVIO DO RECIBO DE ORDENADO INFORMATICAMENTE: repetidamente o STML tem solicitado que o recibo de ordenado seja enviado informaticamente para os trabalhadores que assim o desejarem. Ficou o compromisso dos RH questionarem de forma individual os bombeiros no sentido desta pretensão de ver (ou não) o seu recibo de vencimento ser substituído do formato de papel para formato digital, prevendo-se o início desse procedimento no mês de abril.

 

- CONHECIMENTO DOS PONTOS DO SIADAP: o STML elaborou uma minuta a solicitar à CML a informação dos pontos (SIADAP) e, tendo os trabalhadores procedido ao seu envio, os RH da CML comprometeram-se a informar juntamente com o recibo do mês de março os pontos que cada um detém nesse momento. Os trabalhadores que não desbloquearam escalão, após recebimento do documento com os pontos adquiridos, e caso tenham os 10 pontos necessários, devem reclamar junto dos Recursos Humanos a fim de ver a sua situação regularizada (sempre com retroativos ao mês de Janeiro). Caso isso não aconteça os sócios deste sindicato deve informar o mesmo.

- PAGAMENTO DOS FOGOS FLORESTAIS: foram várias as reclamações de bombeiros que alegaram incumprimento do compromisso assumido pelo Comando em pagar o trabalho extraordinário efetuado aos elementos que foram enviados a combater os fogos florestais. O STML questionou os RH sobre esta questão tendo-se o Diretor Municipal comprometido a solicitar ao Comando o envio dos nomes/números de bombeiros que o efetuaram e as respetivas horas de trabalho para que estas, sejam pagas como horas extraordinárias. Assumiu também que esse processamento poderá ser feito na totalidade mesmo ultrapassando os 60% ou, no pior dos cenários repartido por dois meses, pois a lei prevê que em caso de calamidade este possa ser feito, faltando o envio pelo Comando dos dados necessários para processamento.

- INÍCIO DA PROXIMA RECRUTA: relativamente à nova Escola de recrutas, fomos informados que terminou o processo de seleção que possibilitará o ingresso de mais 146 novos bombeiros, aguardando-se apenas que o júri efetue a ata final do concurso para que seja publicada a lista e informados os candidatos, prevendo-se o ingresso apenas para Maio de 2018. Segundo parece este atraso deve-se alegadamente, ao facto da ERSB se encontrar a desenvolver ações de formação para outras corporações de bombeiros.
O STML congratula-se com o ingresso de todos os apurados, não aceitando, no entanto, este atraso no início da recruta, manifestando no entanto o seu desagrado pela preferência dada quer pela Escola, quer pelo poder político da CML aos bombeiros externos, em detrimento dos futuros bombeiros do Regimento. O STML, nada tem contra a formação prestada na ERSB a elementos externos, no entanto a prioridade terá que ser obrigatoriamente a formação dos elementos atuais e futuros do RSB.

- FORMAÇÃO NA ERSBL: depois de ter recebido várias reclamações de associados, o STML transmitiu o seu descontentamento ao Comando e fará o mesmo junto do poder político da autarquia, da forma como são selecionados os formandos para os diversos cursos de formação dados na ERSBL. Por ser formação necessária para o desempenho da sua função e porque a mesma é também meio de seleção para promoção, a ERSBL tem que dar a formação a todos os que se candidatem, não podendo fazer uma seleção como atualmente acontece, dando predominantemente primazia a alguns candidatos.

 

 

MAIS UMA VEZ É O STML QUE DEFENDE TODOS OS BOMBEIROS DO RSB.

STML – O TEU SINDICATO!