STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2018 STML reúne com a Junta de Freguesia do Beato
STML reúne com a Junta de Freguesia do Beato Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 16 Fevereiro 2018 15:23

JF BEATOApós as eleições autárquicas de 2017, e face aos pedidos de reunião solicitados pelo STML a todas as Juntas de Freguesia, concretizou-se no passado dia 7 de Fevereiro o encontro com o Presidente Silvino Correia da Junta do Beato. Dando continuidade ao processo desencadeado no mandato anterior, além de importar outros assuntos, o STML foi informado do seguinte:

 

1. Avaliação de Desempenho (SIADAP)

A Junta está neste momento a recolher a informação necessária no sentido de comunicar a cada trabalhador o número total de pontos atribuídos pelo SIADAP, procurando por esta via proceder aos imperativos legais sobre o descongelamento das progressões na carreira.

 

2. Instalações

Referem obras em estado adiantado, prevendo-se a abertura do novo posto de limpeza em Março (assumiu o compromisso do envio do projeto para avaliação pelo STML). Afirma, porém, que não tem forma de colmatar a falta de espaço no balneário feminino, caso entre mais alguma trabalhadora, o que será expetável.

3. Medicina do Trabalho

Afirma o Presidente da Junta a vontade em avançar com o protocolo com a CML que permite aos trabalhadores acederem aos serviços municipais da Medicina do Trabalho (DSHS).

4. Trabalhadores Acidentados

Face à reivindicação de trabalhadores e STML, o Executivo refere que está a avaliar a melhor forma de pagamento (com a respetiva seguradora), nomeadamente a que diz respeito à média do trabalho extraordinário realizado antes do acidente propriamente dito. O STML irá enviar, uma vez mais, o parecer jurídico que sustenta este pagamento.

5. Mobilidades

Foi adiantado pelo Presidente a intenção em utilizar este processo para integrar um trabalhador a desempenhar funções de encarregado na limpeza urbana.

6. Reforço de Pessoal

Considerando a carência de trabalhadores no setor da limpeza urbana, afirma o Presidente da Junta a intenção em reforçar o atual número de cantoneiros. Não especificou, contudo, quando e como irá materializar esta vontade.

7. Regularização dos trabalhadores com vínculos precários

Assumido pelo Executivo a intenção em regularizar, de acordo com a Lei 112/2017, todas as situações de precariedade incluindo os trabalhadores que por algum motivo tenham sido excluídos dos concursos que neste momento decorrem. Dúvidas existem, porém, sobre a condição dos trabalhadores dos CAFs, apesar de ser claro para o STML que consubstanciam postos de trabalho permanentes ocupados por trabalhadores com vínculos precários.

8. Fardamentos na área da Educação

O Executivo ficou de identificar as carências atuais em termos de polos e batas, procurando dar respostas às pretensões das respetivas trabalhadoras.

O STML continuará a acompanhar os problemas que afetam os trabalhadores da Junta de Freguesia do Beato, objetivando a sua resolução o mais célere possível.

 

 

Informados e unidos em torno do nosso Sindicato, somos e sempre seremos mais fortes!

Sindicaliza-te no STML!