STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2018 16 de Março! Manifestação Nacional dos Trabalhadores da Administração Pública
16 de Março! Manifestação Nacional dos Trabalhadores da Administração Pública Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 06 Março 2018 10:33

ManifestacaoNacional-FC 16Marco- Salários estagnados não permitem uma vida digna! -

 

O Orçamento do Estado para 2018 foi uma desilusão para a imensa maioria dos trabalhadores da administração pública. O descongelamento das progressões na carreira, além de inaceitavelmente faseado em 4 prestações, demonstrou claramente os efeitos de um pernicioso sistema de avaliação (SIADAP) que impede objetivamente a valorização e progressão profissional. A sua revogação torna-se, mais do que nunca, uma prioridade só possível alcançar com a luta organizada e determinada de todos.

O combate à precariedade nas várias administrações públicas tem demonstrado uma falta de seriedade do atual Governo face ao que apregoa e ao que na prática legisla. As deficiências da Lei criada nesse sentido apontam um horizonte difícil para muitos trabalhadores, que nos obrigará a uma intensa e afinada intervenção procurando a resolução de uma das chagas que mais afetam a nossa sociedade. Não baixamos os braços e lutaremos para que a um posto de trabalho permanente corresponda um contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.


Mas o eixo central na vida de quem trabalha – o salário – mantém-se estagnado há demasiado tempo, consubstanciando na prática uma diminuição real do poder de compra dos trabalhadores face ao aumento, esse recorrente, dos custos com a saúde, a educação, bens essenciais como a alimentação, água, eletricidade, renda, combustíveis, entre outros.

Realidade disfarçada, em fraca medida, pelo recurso ao trabalho extraordinário pago miseravelmente (onde o mesmo é realizado), aos complementos remuneratórios, sempre desatualizados ou dubiamente regulamentados, fazendo dos trabalhadores reféns de um espaço sem tempo para a sua vida familiar e pessoal, para os seus projetos individuais e legítimos como adquirir habitação adequada ou construir família. Em suma, ter no presente a perspetiva de um futuro digno.

São estes os motivos que nos movem e que justificam a exigência ao atual Governo de melhores salários, respondendo à reivindicação dos 4%, com aumento mínimo de 60 euros, para todos os trabalhadores da administração pública. Uma reivindicação perfeitamente exequível! À força de cada um, conjugamos e agregamos a força de todos!

A política que procura banalizar os baixos salários baixos não é uma inevitabilidade, é antes o resultado de vontades e opções de sucessivos governos que agora interessa inverter, com força e determinação, participando na luta de todos e para todos!

 

Dia 16 de Março!

 

Concentração às 14h30 nos Restauradores!


Pré-aviso de Greve das 12h00 às 21h00.