STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2018 Respostas às reivindicações dos trabalhadores! - STML reúne com a Junta de Freguesia de Benfica
Respostas às reivindicações dos trabalhadores! - STML reúne com a Junta de Freguesia de Benfica Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 04 Abril 2018 10:25

jf benficaApós as eleições de Outubro passado, o STML solicitou ao novo Executivo uma reunião de trabalho. A mesma teve lugar no passado dia 3 de Abril com a Presidente Inês Drummond, também com a presença da responsável pelos Recursos Humanos da Junta. Procurou-se nesta reunião fazer um ponto de situação sobre os problemas que neste momento preocupam os trabalhadores. Assim,


1. Regularização dos Vínculos Precários

A Junta enviou para a DGAL, até outubro de 2017, uma listagem com 147 nomes. Deste grupo, 73 trabalhadores foram já integrados no Mapa de Pessoal através do concurso iniciado em 2017 e concluído já este ano. Ao abrigo do PREVPAP, processo que no essencial visa regularizar os trabalhadores que, ocupando um posto de trabalho permanente têm, porém, um vínculo precário, preveem abrir o 'concurso limitado' ainda durante o mês de Abril. Serão incluídos trabalhadores dos setores operacionais, auxiliares de ação educativa, num universo que poderá abranger 30 a 40 trabalhadores.

Referem excluir nesta fase os trabalhadores que desempenham tarefas de jardineiro, contrariando o reivindicado pelo STML.

2. Avaliação de Desempenho (SIADAP)

Referem ter todos os casos tratados (excetuando duas situações), tendo fornecido a todos os trabalhadores o número de pontos atribuídos ao abrigo do SIADAP. Descongelaram as progressões a todos os trabalhadores que detinham no mínimo 10 pontos.

 

3. Instalações

Referem que o PL Silva Porto precisa de obras profundas (orçamentadas em cerca de 200 mil euros). Face à sua natureza 'estruturante' os custos com as mesmas são da responsabilidade da CML. Aguardam neste momento que a Câmara Municipal transfira as verbas que permitam iniciar os referidos trabalhos. Assim que as intervenções se iniciarem, os trabalhadores serão relocalizados temporariamente no PL do Bairro da Boavista (Ecoponto).

No Mercado de Benfica, será lançado concurso em 2018 para adjudicação da obra que poderá rondar os 3 a 4 milhões de euros (custos também da responsabilidade da CML). O Mercado continuará, contudo, a funcionar em simultâneo com o decorrer das obras.

Face aos graves problemas de infiltrações no Pavilhão Desportivo do Bairro da Boavista, orçamentaram 90 mil euros para as respetivas e necessárias intervenções, não referindo, todavia, a data para o seu início.

 

4. Fardamentos e EPI's

Referem terem em stock cerca de 20% do material, nos seus vários itens, que são utilizados pelos trabalhadores da Higiene Urbana. O STML relembrou que há morosidade nos processos de substituição e a qualidade de alguns materiais tem que ser melhorada. O Executivo refere que todos os materiais foram adquiridos com o envolvimento dos encarregados, mas que irão avaliar eventuais problemas.

 

5. Medicina do Trabalho

Face ao denunciado pelo STML, em serviços desumanizados num campo de extrema sensibilidade como é o da Medicina do Trabalho, irão avaliar com maior atenção os trabalhos realizados pela empresa contratada neste sentido.

 

6. Folgas acumuladas

Mantêm a posição que aponta a CML como a única e exclusiva responsável pela resolução deste problema.

 

7. Renegociação do ACEP celebrado com o STML

Face às várias situações colocadas pelo Sindicato sobre a possibilidade de atribuição de três dias de férias, o pagamento dos suplementos noturnos em período de férias, entre outros assuntos, ficou agendado para 22 de Maio nova reunião onde se procurará aprofundar este e outros assuntos.

 

O Executivo da Junta de Freguesia de Benfica mostrou disponibilidade para, em conjunto com o STML, continuar a avaliar e procurar as melhores soluções aos problemas que dizem respeito aos trabalhadores sob sua alçada.

 

Informados e unidos em torno do nosso Sindicato, somos e sempre seremos mais fortes!

 

Sindicaliza-te no STML!

 

stml novo jpeg