STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2018 Exigimos respostas aos problemas que afetam os trabalhadores dos cemitérios
Exigimos respostas aos problemas que afetam os trabalhadores dos cemitérios Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 12 Abril 2018 11:43

foto de capa- STML reúne com a Direção Municipal da Estrutura Verde, do Ambiente e Energia (DMEVAE) -

 

No passado dia 10 de Abril o STML reuniu com o Director Municipal da DMEVAE, estando também presente a Chefe da Divisão de Gestão Cemiterial (DGC). Vários foram os assuntos debatidos, destacando-se o seguinte:

 

Instalações e condições de trabalho


1. Face aos problemas existentes nos sete cemitérios, fomos informados do plano geral de intervenções previstas sucederem durante o atual mandato (até 2021). Consideram-se prioritários os cemitérios de Benfica e Carnide.


2. No primeiro caso perspetiva-se construir de raiz um novo edificado, ao qual se conjugará a instalação de uma nova rede elétrica (plano previsto ser concluído apenas em 2019). A DMPO tem neste momento o projeto a seu cargo, tendo que ser articulado com a EDP a questão eléctrica.


3. Em Carnide, a recuperação e ativação do refeitório e a instalação de um sistema AVAC (face aos problemas de climatização) são assuntos prioritários.


4. Em termos gerais e já envolvendo todos os cemitérios – Alto de São João, Lumiar, Olivais, Ajuda e Prazeres – estão equacionadas um conjunto de intervenções (envolvendo os edifícios dos administrativos, espaços de refeições e de lazer, balneários, fornos) a vários níveis que procuram melhorar as atuais condições de trabalho, mas também permitir melhores condições de acesso e um melhor serviço público junto dos munícipes.


Fardamentos, Equipamentos de Proteção Individual e Formação


1. Referem terem em 2017 distribuído por todos os trabalhadores os vários itens nestas duas dimensões. Contudo, o STML referiu existirem problemas (de qualidade deficitária) com as botas ou os fatos de água, matérias que irão avaliar procurando as melhores soluções.


2. Sobre os materiais imprescindíveis à saúde e segurança dos trabalhadores, nomeadamente de máscaras próprias (obrigatórios em determinadas tarefas pelos materiais e gazes tóxicos), observam algumas limitações, mas assumem a necessidade de estabilizar a formação nesta área responsabilizando também os próprios trabalhadores da importância do seu uso.


3. Referem que irão envolver o DSHS e os RdT's sobre os futuros processos de aquisição, sensibilização e formação neste campo.


4. A DGC assumiu que tem em perspetiva um plano de formação próprio objetivando a operacionalização das novas máquinas.


Equipamentos mecânicos


1. Referem terem adquirido quatro elevadores de urnas, estando neste momento operacionais apenas dois (um no Alto de São João e outro em Benfica). Os restantes aguardam a chegada dos materiais que carecem de forma a funcionar em segurança e com eficiência.

2. Comunicaram o trabalho em curso sobre um protótipo (máquina) que procurará resolver os problemas envolvendo os trabalhos no interior dos jazigos, não referindo porém um prazo certo para a sua experimentação.

3. Perspetivam adquirir mais um guincho móvel (neste momento só existe um para todos os cemitérios) que facilite o acesso dos trabalhadores-coveiros às urnas.

 

Reforço do número de trabalhadores


1. O STML alertou para a necessidade de alargarem o número de vagas existentes nas várias categorias e carreiras, destacando a categoria de coveiro. Fomos informados que este trabalho está a ser feito junto da DMRH.

2. Informaram ainda que irão esgotar a reserva de recrutamento do concurso concluído em 2017. Haverá um reforço de 6 trabalhadores, número claramente insuficiente, motivo pelo qual se justifica a abertura, segundo o Sindicato, de um novo concurso para assistente operacional-coveiro que contemple reserva de recrutamento (considerando inclusive que nos próximos dois anos espera-se a aposentação de cerca de 10 trabalhadores).

3. Concordando com o STML, apontam a necessidade de abertura de concurso de promoção para Encarregados, considerando a carência também nesta área que atualmente se verifica. Para o STML deverá existir um encarregado, no mínimo, por cemitério. Em Benfica e no Alto de São João justificam-se pelo menos dois. Deverá igualmente existir um ou mais encarregados para os crematórios.

 

Outras questões

 

  •  Informaram que já renovaram cerca de 70% do parque informático dos cemitérios, com especial atenção para os postos de trabalho implícitos ao atendimento aos munícipes.

  •  Assumem disponibilidade para manter e reabrir os refeitórios dos Olivais e do Carnide (estando este último necessitado de trabalhadoras-cozinheiras), afirmando contudo que este assunto tem que ser articulado com os Serviços Sociais da CML (atualmente responsável pela gestão e contratação de cozinheiros para os refeitórios municipais) e a CML (que disponibiliza as verbas para a concretização destas responsabilidades). Uma articulação que até este momento tem revelado algumas deficiências que interessa superar. Para o STML, a CML deve reverter a decisão de externalizar a gestão dos refeitórios municipais, criando e proporcionando condições dignas a quem trabalha e deve usufruir destes equipamentos, isto é, os trabalhadores do município!

O STML irá continuar a acompanhar os problemas que afetam os trabalhadores dos cemitérios de Lisboa, estando neste momento a construir o respetivo Caderno Reivindicativo. Unidos, informados e esclarecidos, somos e seremos sempre mais consequentes. Sindicaliza-te no Teu, no nosso Sindicato, o STML!