STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2018 Exigimos respostas aos problemas dos trabalhadores de Arroios!
Exigimos respostas aos problemas dos trabalhadores de Arroios! Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 21 Novembro 2018 10:00

-STML reúne com a Junta de Freguesia -jf Arroios - sede

 

A Direcção do STML reuniu no passado dia 19 de novembro com a Presidente Margarida Martins da Junta de Freguesia de Arroios. Esteve também presente o vogal André Gomes, responsável pelos pelouros dos Recursos Humanos e Higiene Urbana, entre outros elementos da área técnica. Dos assuntos debatidos, destacamos o seguinte:


1. Regularização dos vínculos precários (PREVPAP)
O Executivo informou que foram regularizados 64 situações de trabalhadores que possuíam vínculos inadequados, tendo os mesmos já tomado posse.

 

2. Avaliação de desempenho (SIADAP) do biénio 2018/19
A Junta de Freguesia está a ponderar a forma de suprir a falta de aplicação da avaliação relativa a este período.

 

3. Folgas adquiridas na CML
O Executivo assume ter recebido a informação da CML sobre o número de folgas por trabalhador, embora a mesma levante dúvidas entre estes últimos. A Junta afirma, contudo, que cabe à CML a responsabilidade e resolução dos problemas implícitos a este assunto.

 

4. Suplementos

A Junta de Freguesia refere que está a pagar a média do trabalho extraordinário aos trabalhadores acidentados. Está neste momento a analisar, a possibilidade de proceder ao pagamento do suplemento nocturno em período de férias, à semelhança do que já verifica na CML.

Quanto aos trabalhadores recentemente contratados (pelo PREVPAP), manifestam dúvidas quanto ao pagamento do suplemento de insalubridade, penosidade e risco. Após insistência do STML; ficaram de avaliar esta matéria. Em relação aos suplementos de férias e de natal, aguardam parecer externo. Para o STML não restam quaisquer dúvidas que os mesmos são devidos a estes trabalhadores.

 

5. Fardamentos
Informou a Junta de Freguesia que se aguarda para a entrega de novos fardamentos, adquiridos há pouco tempo.

 

Outros assuntos

O STML apresentou uma proposta de alteração ao Acordo Colectivo de Empregador Público (ACEP) actual. O Executivo ficou de analisar a proposta, aguardando o Sindicato para breve a sua celebração formal.

O Executivo anunciou para o ano de 2019, um investimento substancial na Higiene Urbana, quer na contratação de mais trabalhadores e aquisição de maquinaria, quer na realização de obras nos postos de limpeza da Rua Aquiles Monteverde e do Largo do Mastro.

Os responsáveis da Junta de Freguesia de Arroios mostraram disponibilidade para, em conjunto com o STML, continuar a resolver os problemas que dizem respeito aos trabalhadores desta freguesia.

 

Informados e unidos em torno do nosso Sindicato, somos e sempre seremos mais fortes!
Sindicaliza-te no STML!

 

stml novo jpeg