STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Acção Socio Cultural Próxima visita 22 de Junho – Museu do Dinheiro
Próxima visita 22 de Junho – Museu do Dinheiro Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 14 Junho 2016 09:21

museu dinheiroO ponto de encontro da Comissão de Reformados será pelas 10h15 na entrada da antiga Igreja de S. Julião, no Largo de S. Julião ao lado da Câmara Municipal de Lisboa.

O novo Museu do Dinheiro é um museu interativo.
O código de barras do bilhete, permite registar as ações do visitante na exposição, imprimir a sua cara numa nota ou numa moeda e falar para uma câmara de vídeo.

É possível tocar a barra de ouro, no valor de meio milhão de euros e mais de 12Kg que se encontra na casa-forte de sete toneladas onde se guardavam as reservas de ouro do país.

Ao longo de 9 núcleos, o percurso expositivo conta-nos como tem sido a relação dos homens com o dinheiro ao longo dos tempos, com centenas de exemplares raros de notas e moedas de todo o mundo, desde os tempos pré-históricos até à atualidade,

Pode admirar-se a mais antiga moeda metálica encontrada no século VII a.c., oriunda da Líbia, no território da atual Turquia; o manuelino português que servia de moeda de troca na Índia dos Descobrimentos; um oban (moeda japonesa em ouro); a primeira nota emitida em Portugal, desenhada em 1846 pelo pintor Domingos Sequeira, e as notas falsas distribuídas por Alves dos Reis nos anos 20 do século passado

Na sala que expõe o acervo de moedas nacionais (ou usadas em território nacional por gregos, romanos, visigodos, fenícios, etc.), destaca-se um exemplar do Real de D. Beatriz, a primeira moeda em que figura o busto de uma rainha, Beatriz de Castela com pretensões ao trono português. Casada com D.JoãoI rei de Leão e Castela era filha primogénita de D.Fernando, rei de Portugal, e de D.Leonor Teles, tendo esta, ao assumir a regência na crise de 1383-1385, proclamando D. Beatriz rainha de Portugal.

Os instrumentos de fabrico de notas e moedas ao longo do tempo estão igualmente expostos, a par de explicações diversas sobre a segurança e a qualidade das emissões e contrafação de moedas e notas.

 

Transportes: Autocarros 711, 714, 728, 735, 736, 759, 760, 774, 794

Elétricos 15E, 28E

Metro Baixa-Chiado (Linha Azul/Verde)

 

Fotos aqui.

 

Logo reformadosstml90x90