STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2010 Jornada de Luta a 29 de Setembro
Jornada de Luta a 29 de Setembro Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 22 Setembro 2010 07:57

cartazO STML apela a todos os trabalhadores da autarquia de Lisboa, e das empresas municipais a participarem na Jornada de Luta Nacional convocada pela nossa central sindical, a CGTP-IN.

Hoje, mais do que nunca, temos que unir esforços e conjugar forças com um único propósito, fazer ouvir a nossa insatisfação e indignação perante aqueles que insistem em defender políticas e impor medidas que nos roubam os salários, nos retiram os direitos e que, inclusive, colocam em causa os nossos postos de trabalho com um ataque sem precedentes aos serviços públicos.

Na Câmara Municipal de Lisboa, o projecto em curso de reorganização dos serviços municipais visa como único objectivo reduzir e extinguir serviços, eliminando um sem número de trabalhadores através da extinção dos seus postos de trabalho. Serviços como o da limpeza urbana, oficinas de reparação e manutenção da frota, saneamento ou iluminação pública, podem efectivamente passar para a gestão de organismos público – privados, e/ou privados.

 

Na Câmara Municipal de Lisboa, o actual executivo continua a recusar a nossa reivindicação sobre a aplicação da opção gestionária, instrumento que minimiza os efeitos extremamente negativos do SIADAP. Aliás e de forma aparentemente contraditória, são os próprios responsáveis autárquicos que afirmam que este sistema de avalização é injusto, arbitrário e dificilmente aplicável. Afirmam ainda, que os trabalhadores não podem continuar a ser prejudicados em função de um sistema de avaliação que não serve, nem para os trabalhadores, nem para a própria Autarquia.

BASTA DE PALAVRAS! É necessário haver coerência, de forma séria e honesta! Das palavras do executivo, é necessário e imprescindível que se passe à acção. Lutarmos pela revogação do SIADAP junto do governo e exigirmos a aplicação da opção gestionária junto do executivo camarário.

Outro caminho, que não o da luta, simplesmente não existe, como a história mais recente nos demonstrou um sem número de vezes.

Neste sentido, o apelo à participação de todos os trabalhadores na manifestação do dia 29 de Setembro deve ser encarado como uma prioridade de todos que, unidos, conscientes e determinados, deverão sair à rua para defender os seus postos de trabalho, os seus direitos, os seus salários e, simultaneamente, afirmar NÃO ao governo e dirigentes do PS e do PSD, que nos impõem o agravamento das nossas condições e custo de vida.

A crise de que tanto se fala para justificar planos de austeridade, uns atrás dos outros, como o PEC 1 e o PEC 2, crise relembramos, que eles próprios ajudaram a criar, não se resolve agravando e aprofundando a exploração sobre os trabalhadores e povo português.

Nós afirmamos: ESTA POLITICA É ERRADA! É INJUSTA! É IMORAL! BASTA DE EXPLORAREM SEMPRE OS MESMOS!

 

No dia 29 de Setembro, 14h30 na Rua Braamcamp, junto ao Marques de Pombal, faz ouvir o teu protesto. Junta-te à luta do teu sindicato!


O STML colocou um pré-aviso de greve das 13h00 do dia 29, às 6h00 do dia 30 de Setembro, com o propósito de permitir que todos os Trabalhadores do Município de Lisboa e das Empresas Municipais participem nesta jornada de luta.


 

etucIntegrado na Jornada de Luta Europeia

Confedereação Europeia de Sindicatos