STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2010 Jornada Nacional de 5 de Fevereiro de 2010
Jornada Nacional de 5 de Fevereiro de 2010 Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 02 Fevereiro 2010 19:42

jornada20100205_extractoOs últimos 4 anos transformaram-se no período da maior e mais grave ofensiva contra os direitos dos trabalhadores da Administração Pública. A legislação criada pelo governo PS - Sócrates, ao abrigo de uma pseudo “reforma da Administração Pública”, destruiu o nosso vínculo, perspectivas de progressão na carreira além de ter criado sérias limitações à respectiva evolução salarial.

Implementaram o SIADAP que não é mais que um instrumento economicista que visa, à custa dos trabalhadores, poupar dinheiro ao Estado. Sempre à custa dos trabalhadores mas sempre disponíveis para injectar milhares de milhões de euros na banca. Não admira que os bancos tenham apresentado em 2009 lucros de 5 milhões por dia!! Não admira que os senhores banqueiros ganhem vencimentos e prémios de milhares de euros. Definitivamente, quando se fala de crise, não é para eles!

Mais uma vez e à conta da crise e/ou do défice, este governo lança o discurso dos “sacrifícios” ou do “apertar do cinto”, mas só para os trabalhadores e principalmente, da administração pública.

 

 

Dia 05 de Fevereiro, dizemos BASTA!! Não aceitamos que à custa dos nossos salários e dos nossos direitos se pague, uma vez mais, os prémios, os vencimentos, os lucros de meia dúzia de vigaristas e corruptos! Este governo tem que entender, de uma vez por todas, que já não detém a maioria absoluta!

Pela efectiva negociação! Pelo efectivo aumento de salários! Pela defesa dos direitos dos trabalhadores da Administração Pública!

A Frente Comum, onde se insere o STML, exige ao Governo, entre outras matérias, o seguinte:

  1. Actualização dos salários em 4,5%, com aumento mínimo de 50 euros para cada trabalhador;
  2. Pela suspensão do SIADAP e a abolição das quotas na avaliação de desempenho e negociação de um sistema motivador que garanta transparência e justiça no tratamento dos trabalhadores e promova a sua valorização profissional;
  3. Exigimos a garantia do efectivo direito de negociação e de contratação colectiva aos trabalhadores da Administração Local, nomeadamente através da revogação de diversas normas gravosas da actual legislação como as que pretendem impor a adaptabilidade dos horários de trabalho;
  4. Regulamentação e aplicação de todos os suplementos remuneratórios, onde o subsidio de risco, penosidade e insalubridade ganha, no contexto da Câmara Municipal de Lisboa, uma importância acrescida.

Dia 05 de Fevereiro às 15:00 horas, nos Restauradores, todos à Luta, todos à rua! A luta é de Todos e Todos deve envolver!

 

Todos os trabalhadores terão dispensa, ao abrigo da Lei Sindical, das 13:00 às 17:30 horas.