Entrada Comunicados Comunicados 2016 Sobre o processo de seleção para o exercício nas categorias de Encarregado Geral Operacional e Encarregado Operacional
Sobre o processo de seleção para o exercício nas categorias de Encarregado Geral Operacional e Encarregado Operacional Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 13 Janeiro 2016 15:05

cml04-150x100Fomos informados pela CML que irá ter início o processo de aptidão para o exercício nas categorias de Encarregado Geral Operacional e Encarregado Operacional, tendo-nos sido enviado recentemente uma versão final da proposta da autarquia com os métodos de selecção a serem considerados.

Nesta proposta já constam algumas das sugestões do Sindicato, materializando assim e no essencial, algumas das reivindicações do STML que se seguiram à luta travada em Junho de 2014.

Na ausência de processos concursais de promoção, por imposição legal, sempre exigimos que o processo para o preenchimento das vagas existentes nas categorias de chefia, nomeadamente nos sectores operacionais, fosse transparente. Exigimos igualmente que todos os trabalhadores interessados, e que reunissem as condições necessárias, beneficiassem de igualdade de oportunidades, em oposição à prática generalizada e discricionária das "nomeações" para o desempenho destas funções.

Por outro lado, o STML sempre se bateu pela remuneração correspondente à função que os trabalhadores realmente executam, sendo neste sentido necessário aplicar e concretizar a respetiva mobilidade inter-categorias.

Embora não concordemos totalmente com a valorização atribuída aos diversos critérios que compõem os métodos de selecção, registamos o facto de a CML ter acolhido algumas das nossas sugestões, permitindo que este processo revele uma maior transparência e igualdade de tratamento.

Torna-se necessário que o processo que agora se inicia na Direcção Municipal de Higiene Urbana, prossiga nas diversas Direcções Municipais, nomeadamente nas respectivas áreas operacionais onde as funções de Encarregado Geral Operacional e Encarregado Operacional são ocupadas precariamente, existindo inclusive vagas para estas categorias no mapa de pessoal que devem ser efetivamente preenchidas. Este processo deverá ser válido também para a carreira de Assistente Técnico, no que diz respeito à categoria de Coordenador Técnico.

A luta é a nossa arma
e quem luta não desarma!