STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2017 Aos Trabalhadores da EGEAC - Reunião técnica - 17 de Maio
Aos Trabalhadores da EGEAC - Reunião técnica - 17 de Maio Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 19 Maio 2017 08:59

EGEACDando seguimento à reunião de 7 de Abril, o STML reuniu com a EGEAC, representada pelo assessor do CA, Dr. João Rosa, mas também pela Dra. Maria da Fé, Dra. Paula Pedro e a Dra. Ana Rosmaninho. Damos conta dos principais assuntos debatidos. Assim,

 

a) Sobre a majoração dos dias de férias, face ao exercício do direito à greve e no âmbito dos direitos de parentalidade, ficou o compromisso em proceder ao levantamento, até 30 de Junho, dos casos ocorridos em 2016. O objetivo passa por colocar à consideração do CA a possibilidade de uma decisão com efeitos práticos nas férias do corrente ano.

b) Sobre as condições de trabalho do Backoffice do Castelo de São Jorge, mantêm-se a inércia da empresa perante os problemas que se arrastam desde 2014, situação que poderá implicar do STML uma queixa-denúncia junto da ACT.

c) No que concerne ao pagamento do subsídio de refeição, pelo montante de €7,23 para todos os trabalhadores, fomos informados que a regra é o seu pagamento por intermédio de cartão. Quem optar por numerário, receberá apenas €4,52. Porém, admitem casos excecionais perante fundamentação coerente.


d) Provavelmente a partir de Junho próximo, será efetuado o pagamento do subsídio de jantar pelo valor atualizado. Esta medida terá retroativos a Janeiro de 2017. O mesmo foi já assumido em relação ao valor do trabalho suplementar.

e) Foram apresentadas pelo STML um conjunto de casos concretos sobre reclassificações. Estes casos serão oportunamente analisados pela empresa, procurando responder positivamente às expetativas dos respetivos trabalhadores.

f) Sobre os trabalhadores com processos de mobilidade (provenientes da CML através de ACIP) foi assumido que, a existir consolidação da carreira na origem, a mesma terá efeitos imediatos na realidade da empresa.

g) No que diz respeito à regularização dos vínculos precários, o STML ficou de enviar a identificação concreta das situações conhecidas no sentido de cruzar elementos com o 'apanhado' que neste momento se realiza da exclusiva responsabilidade da empresa.

h) O mesmo se poderá dizer sobre as carências de pessoal por equipamento, referindo a EGEAC, a necessidade em articular esta matéria com o Vereador dos Recursos Humanos e Finanças da CML.

 

Para 4 de Julho ficou agendada a próxima reunião onde esperamos que muitos dos problemas agora expostos estejam definitivamente resolvidos ou em vias de resolução.
Informados, unidos e organizados fomos, somos e seremos sempre mais fortes na defesa dos nossos Direitos! Sindicaliza-te no Teu Sindicato, o STML!

 

Informados, unidos e organizados fomos, somos e seremos sempre mais fortes na defesa dos nossos Direitos! Sindicaliza-te no Teu Sindicato, o STML!

 

logo 40 anos