STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2017 Eventuais alterações dos horários de trabalho na Limpeza Urbana só são possíveis depois de auscultar trabalhadores e o STML!
Eventuais alterações dos horários de trabalho na Limpeza Urbana só são possíveis depois de auscultar trabalhadores e o STML! Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 23 Junho 2017 15:38

Carros do lixoFoi aprovada uma recomendação na Assembleia Municipal de Lisboa em Maio último, proposta pelo Presidente da Junta da Freguesia da Estrela (PSD) e aprovada por todos os Partidos exceto o PCP que votou contra, sobre a possível alteração dos horários de trabalho da limpeza urbana da cidade prestada pelos serviços da remoção (DMHU) da CML.

 

Em torno de pretensos argumentos, mascara-se nesta recomendação a alteração da vida dos trabalhadores que hoje corporizam os serviços públicos municipais que asseguram a limpeza na cidade de Lisboa. Impor horários por turnos ou outra modalidade qualquer da organização do tempo de trabalho obriga a uma consulta prévia dos trabalhadores e do sindicato, o STML.

Se é verdade que a cidade é hoje alvo de um turismo crescente, não é menos certo que a vida dos trabalhadores deve ser respeitada em todas as dimensões exigidas, nomeadamente no direito ao descanso e à articulação entre a vida familiar e profissional. Os trabalhadores não são pau para toda a obra e não podem ser alheados nos assuntos que lhes dizem especial respeito.

 

O STML não deixará pelo exposto de exigir o cumprimento da lei nestas matérias e, principalmente, lutar pela defesa dos interesses, direitos e expetativas dos trabalhadores que legitimamente representa.

 

O que a CML pode e deve fazer, como muitas vezes já denunciamos e continuamos a reivindicar é o investimento em meios mecânicos e a contratação do pessoal necessário face ao que são atualmente as exigências da cidade, da sua população e de todos os que visitam e trabalham em Lisboa.

 

Unidos somos mais fortes, esclarecidos mais consequentes!