STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2017 Intervenções no Edifício Municipal do Campo Grande põem em causa a saúde e integridade física dos trabalhadores.
Intervenções no Edifício Municipal do Campo Grande põem em causa a saúde e integridade física dos trabalhadores. Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 12 Dezembro 2017 11:40

obras Campo Grande paintNo passado dia 29 de Novembro, os Representantes dos Trabalhadores para a Segurança e Saúde no trabalho (RdT's), eleitos apoiados pelo STML, fizeram uma exposição, junto do Departamento de Saúde Higiene e Segurança (DSHS) da CML, relativa ao ruído proveniente das obras que estão a decorrer na fachada do Edifício do Campo Grande, 25, no Bloco B.

Desta exposição resultou a realização de monitorizações de ruído, em todos os pisos do mesmo edifício, pelas técnicas do DSHS a 7 de Dezembro, acompanhadas pelo RdT (que desempenha funções no próprio edifício), tendo-se concluído pela procedência da reclamação apresentada.

Neste momento aguardamos o parecer técnico do DSHS bem como as alternativas para minimizar o impacto negativo que estas obras estão a provocar em todos os trabalhadores afectos ao edifício em causa.

Alertamos os trabalhadores para as consequências negativas na sua saúde física e psíquica devido à exposição ao ruído excessivo. Desconhecendo-se qual a atitude que irá ser tomada pela CML, apelamos a todos e ao seu sentido crítico que se disponibilizem para, em colaboração com os RdT's e com o STML, salvaguardar as suas condições de segurança e saúde nos espaços físicos que ocupam.

Uma certeza contudo: a responsabilidade em solucionar este problema cabe em exclusivo ao Executivo Municipal que há mais de um ano se comprometeu com o STML na implementação de um conjunto de procedimentos objetivando antecipar, minimizar e solucionar eventuais constrangimentos decorrentes das intervenções que no tempo e no espaço sejam consideradas necessárias.

 

Não colocamos em causa a pertinência destas intervenções, mas sim a forma como são executadas. Respeitar os direitos e os interesses dos trabalhadores é um caminho do qual não abdicamos. Esperemos que da parte da CML se assuma um entendimento semelhante.

 

logo 40 anos