Entrada Comunicados Comunicados 2018 8 de Março - Dia Internacional da Mulher Trabalhadora
8 de Março - Dia Internacional da Mulher Trabalhadora Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 28 Fevereiro 2018 14:12

O STML irá realizar uma reunião geral para as mulheres trabalhadoras do Município de Lisboa no Espaço Municipal da Flamenga, sito na Rua Ferreira de Castro, nº354 (Metro da Bela Vista), objetivando celebrar em luta, o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora (dispensa sindical das 08H30 às 13H00 ao abrigo da Lei 35/2014).

Evocamos o 8 de Março relembrando a luta que marcou os últimos duzentos anos objetivando a igualdade na vida como no trabalho. A data por si só resulta da intervenção da Clara Zetkin em 1910, integrando todavia a luta mais geral das mulheres trabalhadoras que em vários países se desenvolvia. Um processo reivindicativo que ainda hoje persiste, não negando porém o muito até agora alcançado, sem esquecer o caminho que falta ainda percorrer.

A Revolução do 25 de Abril de 1974 é, para a realidade do nosso país, o marco histórico que materializa constitucionalmente a igualdade entre mulheres e homens no campo dos direitos, liberdades e garantias. A partir deste momento, as mulheres portuguesas intensificaram a sua intervenção na sociedade, construindo os caminhos da sua emancipação, da igualdade e do trabalho com direitos, nunca desvalorizando o objetivo ainda não totalmente alcançado da conciliação plena entre o trabalho e a vida pessoal e familiar.

Como exemplo recente, o caso envolvendo a luta das trabalhadoras da empresa ex-Triumph. Uma luta que saudamos pela determinação demonstrada, além do exemplo para todos provando que a "luta não tem sexo" quando se fala em defender direitos, salários e postos de trabalho.

No município de Lisboa, Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e Empresas Municipais, são muitas vezes as mulheres trabalhadoras que sofrem com discriminações e arbitrariedades que importa superar de uma vez por todas.

Serão as realidades culturais, sociais, económicas e políticas que moldam o quadro atual da sociedade portuguesa onde muito falta ainda por conquistar face ao consagrado constitucionalmente e ao quotidiano concreto que afeta negativamente a vida de muitas mulheres portuguesas e trabalhadoras em particular.

Aprofundar a luta pela igualdade de facto é, neste sentido, uma obrigação da qual o STML não abdica! Apelamos assim à participação de todas as trabalhadoras do município de Lisboa na Manifestação Nacional que se realizará em Lisboa dia 10 de Março (sábado) com concentração às 14h30 nos Restauradores.

Referimos por último a importância em conhecer a Exposição 50 anos em Movimento / Mulheres fazendo história patente até 19 de Maio na Biblioteca Nacional (junto ao Edifício Municipal do Campo Grande). Conhecer a História da luta das mulheres portuguesas é imprescindível aos caminhos que ainda nos falta percorrer.

Participa e envolve-te na luta que te diz respeito.
Com o nosso, o Teu Sindicato!

logotipo STML