STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2018 CA da EGEAC aceita proposta do STML, mas apenas em parte...
CA da EGEAC aceita proposta do STML, mas apenas em parte... Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 27 Novembro 2018 11:11

EGEAC- Síntese da reunião de 26 de novembro -


A Direção do STML reuniu com o Conselho de Administração (CA) da EGEAC objetivando a conclusão do processo de negociação salarial correspondente a 2018. Em síntese, damos conta do debatido.

Assim,


Favorável: aceitação da contraproposta do sindicato/trabalhadores sobre a grelha salarial.

  • 62€ de aumento até à posição 8.2
  • 3% de aumento da posição 8.3 à posição 11.2
  • 2% de aumento para a posição 11.3 e seguintes

Negativo: insiste o CA na retroatividade apenas ao mês de outubro, isto é, os aumentos só são considerados para o último trimestre deste ano.

O STML mantém a reivindicação da retroatividade a janeiro de 2018, prosseguindo as negociações nesse sentido, com o agendamento para 17 de dezembro da próxima e definitiva reunião com o CA.


A negociação salarial anual, como consta no Acordo de Empresa em vigor e na inexistência de constrangimentos externos (ex. imposições decorrentes da Lei do OE), deve ter efeitos práticos ao ano a que diz respeito e na íntegra, isto é, sobre os 14 meses! O que o CA tenciona para 2018, é apenas considerar 4 meses (outubro, novembro, dezembro e 14º mês/subsídio de natal). Um distanciamento que poderá acarretar repercussões, evidentemente negativas, nos montantes a pagar aos trabalhadores da empresa.

Na reunião de 26 de novembro, o STML apresentou ainda ao CA, uma proposta de calendário com vista ao processo de negociação para os aumentos salariais de 2019. Processo que, no entender do Sindicato, deverá ter início em janeiro e ser concluído em março. Até lá, o STML irá debater com os trabalhadores quais os montantes (quantitativos e/ou percentuais) a apresentar ao CA.

 

Outros assuntos foram debatidos como as intervenções no Teatro Luís de Camões (Lu.Ca), no Teatro do Bairro Alto, na Casa Fernando Pessoa ou a transferência para novas instalações da Sede da empresa. Sublinhar ainda, a perspetiva de intervenção (construção de um elevador) no Maria Matos Teatro Municipal, e até promover atividade própria neste espaço (a cargo dos programadores e técnicos da EGEAC), enquanto se mantém o diferendo em torno do processo de concessão, contestado por um dos candidatos como é do conhecimento público.

 

Unidos, informados e mobilizados, somos e seremos sempre mais consequentes!
Com o teu, o nosso Sindicato, o STML!

 

stml novo jpeg