Entrada Comunicados Comunicados 2019
Aos Trabalhadores da CML Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 13 Dezembro 2019 11:35

ASSINATURA ACEP CML 2019- Novo ACEP celebrado com a CML –

Foi assinado a 12 de dezembro, entre o STML e a CML, o novo Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP) que permite, além de outros direitos (mais crédito de horas para os representantes dos trabalhadores em SST ou a redução do período experimental), recuperar 3 dias de férias para todos os trabalhadores, por via de avaliação positiva.

Após mais de um ano de negociações, foi finalmente possível chegar a consenso sobre a principal proposta do STML, inicialmente apresentada em 2014 e rejeitada pela CML (aquando da celebração do 1ºACEP, cujo intuito principal era então salvaguardar as 35 horas/semana). Em 2018, o Sindicato voltou a insistir na atribuição de mais 3 dias de férias, independentemente da avaliação do trabalhador, bastando nesse sentido ser positiva (por adequado, relevante ou excelente).

Relembramos, contudo, que o objetivo último passa por repor na lei geral os 25 dias de férias! Não esquecemos o roubo de 3 dias imposto pelo governo do PSD/CDS-PP e a falta de vontade política até agora demonstrada pelo governo PS em corresponder e respeitar as expetativas e os direitos dos trabalhadores da administração pública.

Na Câmara Municipal de Lisboa, a partir de 2020, todos os trabalhadores terão mais 3 dias de férias, desde que tenham avaliação positiva e não tenham faltas injustificadas no ano precedente.

Com determinação e persistência, avançamos positivamente no caminho que permite alicerçar melhores condições de trabalho e de vida. Com o nosso, o Teu Sindicato, o STML.

Dá força ao Teu Sindicato! Sindicaliza-te!

stml90x90

Aos Sapadores Bombeiros Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 11 Dezembro 2019 16:22

bombeiros- Comando publica NEP de férias ilegal!-

Após vários meses de negociação sobre o Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP), a celebrar formalmente dia 12 de dezembro entre o STML e CML, foi com enorme admiração que o Sindicato teve conhecimento da publicação na ordem de serviço da Norma de Execução Permanente (NEP) de férias.

Os conteúdos e objetivos expressos nesta NEP afrontam, em primeiro lugar, os próprios sapadores bombeiros no exercício do seu direito a férias, mas também defrauda o espírito que pautou as referidas negociações em torno do novo ACEP.

Perante o caminho assumido pelo Comando do RSB, que fortemente repudiamos, está em análise no Gabinete Jurídico do Sindicato a referida NEP, objetivando a posterior denúncia, que se quer devidamente fundamentada em termos legais e da  qual daremos conhecimento em tempo oportuno aos bombeiros.

Seguir-se-ão os contactos e procedimentos necessários junto do Executivo Municipal, para que retifique o que nunca deveria ter sido produzido, evitando que situações semelhantes se repitam no futuro.

Um socorro de qualidade, só é possível respeitando os direitos e os interesses dos trabalhadores sapadores bombeiros! A conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar não pode ficar sujeita à arbitrariedade de qualquer chefia ou comando. Deve ser respeitada conforme determina a lei.

Comando do RSB pactua com perseguição ilegal a bombeiro, pondo em causa o socorro à Cidade!

Através de ofício enviado ao Comando do RSB e ao Presidente da CML, o STML denunciou a retirada de um bombeiro das funções de motorista por parte de chefias do RSB e a sua transferência de local de trabalho por ter usufruído o direito de assistência à família. Mesmo perante a intervenção do Sindicato, o atual Comando manteve-se intransigente, desrespeitando assim os direitos laborais consagrados em lei.

Continuar...

Trabalhadores da Divisão de Arquivo Municipal exigem edifício digno e único! Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 11 Dezembro 2019 09:44

arquivo municipalDepois da greve expressiva do passado dia 28 de novembro, os trabalhadores da DAM - Arquivo Municipal, Videoteca, Arquivo do Arco Cego e Arquivo Fotográfico -, concentraram-se em plenário e participaram na sessão pública de 10 de dezembro da Assembleia Municipal de Lisboa.

Perante os deputados municipais e principalmente ao Executivo liderado por Fernando Medina, exige-se de uma por vez por todas, a decisão sobre um edifício único que agregue as várias valências do arquivo municipal, permitindo dignificar a cidade, a sua memória colectiva e histórica, além de respeitar as condições de trabalho. Tratam-se de matérias, em todas as dimensões referidas, neste momento totalmente descuradas.

Sobre a intervenção do STML nesta sessão da Assembleia Municipal, poderão consultá-la aqui.

A luta irá continuar, até obtermos respostas concretas às nossas reivindicações.

Lisboa, 11 de dezembro de 2019

Aos Sapadores Bombeiros de Lisboa Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 05 Dezembro 2019 16:31

RSB logo- Novo ACEP com a CML -

No próximo dia 12 de dezembro, o STML vai assinar um novo Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP) com a CML. É possível agora afirmar a salvaguarda de um conjunto de novos direitos para os Sapadores Bombeiros, além de reforçar alguns já existentes, como os anunciados no último comunicado do Departamento de Bombeiros do Sindicato.

Com persistência e determinação, travámos uma luta que se prolongou por mais de 12 meses, fechando-se agora, positivamente, este processo negocial. Os conteúdos do novo ACEP serão divulgados oportunamente. Para esclarecimentos adicionais, os sapadores bombeiros podem e devem contactar os seus dirigentes e delegados sindicais.

Finalizada mais uma etapa, o Sindicado continuará a desenvolver todos os esforços em defesa dos trabalhadores e protegendo os seus associados em todas as vertentes possíveis.

Unidos em torno do nosso, o Teu Sindicato, somos mais fortes!

Sindicaliza-te no STML!

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>