STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2019 Sobre os problemas sentidos no DRMM
Sobre os problemas sentidos no DRMM Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 30 Janeiro 2019 10:30

DRMM- STML reúne com a Direcção Municipal (DMHU/DRMM) -


No dia 28 de janeiro, realizou-se no Complexo Municipal dos Olivais 2, uma reunião entre o Sindicato e a Directora Municipal da DMHU Filipa Penedos. Também presentes as Chefias do Departamento de Reparação e Manutenção Mecânica (DRMM), Divisão de Gestão de Frota e Divisão de Manutenção de Frota. Vários foram os assuntos debatidos. Em síntese, destaca-se o seguinte.

 

Assim,

  • Reforço de pessoal, abertura de concursos

Prevê-se a abertura a breve trecho dos dois concursos aprovados em reunião de câmara (outubro de 2017), nomeadamente para técnicos superiores (na área de engenharia). Sobre o concurso para condutores (CMPVE), também aprovado em 2017, aguarda-se para breve o início dos procedimentos concursais. Refere a Directora Municipal a intenção em repetir o sucedido no concurso de cantoneiro, isto é, a entrada imediata de trabalhadores envolvidos no concurso do CMPVE, recorrendo à prestação de serviços (recibos-verdes).

Por outro lado, refere a DMHU ter já informado a Direcção Municipal dos Recursos Humanos (DMRH) sobre as carências identificadas nas várias profissões no seio oficinal, para as quais é urgente a abertura dos respetivos concursos de admissão. Foi equacionado um plano de contratação a 5 anos, no sentido de prever as saídas de trabalhadores por vários motivos, entre eles, a aposentação. Também para as funções de encarregado, foram identificadas as respetivas carências junto da DMRH.

  • Plano interno de segurança

Os planos de emergência são responsabilidade do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC). Neste momento aguardam a sua conclusão, desconhecendo a DMHU prazos nesse sentido.

  • Sistema de videovigilância

O sistema recentemente renovado e reforçado visa, segundo a DMHU, garantir exclusivamente a segurança de pessoas, bens e instalações. Afirmam que nenhuma câmara de vídeo está direcionada para qualquer local de trabalho, salvaguardando deste modo a privacidade de cada trabalhador. O sistema ainda não está completamente instalado. O STML irá, porém, solicitar formalmente a informação detalhada sobre as especificidades e procedimentos junto da CML (tendo em conta os imperativos definidos pela Comissão de Proteção de Dados) que conduziram à instalação deste novo sistema de videovigilância em todo o Complexo Municipal.

  • Matérias várias sobre instalações

O STML referiu as avarias em torno da conduta de extração de gases e da conduta de renovação do ar. Problemas que, apesar das informações da DMHU, contraditórias face aos elementos recolhidos pelo Sindicato, serão reavaliados com as equipas do Departamento de Operações.
Sobre o processo de pintura da oficina, entretanto suspenso, refere a DMHU que o mesmo é da responsabilidade da DMMC (ex-DMPO). Também a substituição das grelhas do piso da oficina e do piso danificado das casas-de-banho são responsabilidade da DMMC. Considerando o último processo de reorganização de serviços municipais, aguardam que esta Direção se reestabeleça de forma a permitir a resolução e conclusão destes trabalhos.
Apontou ainda o Sindicato, a necessidade em resolver os prolemas sobre a substituição de lâmpadas na oficina e o da tubagem da água (degradada). A DMHU refere que se trata de assuntos da responsabilidade de outras orgânicas (entre eles, o DEMIEM), avaliando com estes serviços a possibilidade na implementação de soluções, sejam elas temporárias ou definitivas.

  • Limpeza das instalações

Considerando a limpeza inadequada das oficinas, várias vezes apontada pelo Sindicato, informou a DMHU a entrada em funções de uma nova empresa que, supostamente irá resolver este problema. Relembrou-se que as especificidades e os materiais implícitos à limpeza da zona operacional, são totalmente distintas de outras zonas o Complexo (por exemplo, das áreas administrativas).

  • Espaços de lazer

A DMHU comunicou que a atual sala de lazer será relocalizada para junto da copa, onde existe mais luz natural. Também serão renovados alguns materiais, como os armários. Para um futuro próximo, está a ser equacionada uma sala comum para todo o Complexo Municipal. Tencionam igualmente criar condições para o funcionamento noturno do refeitório.

  • Fardamentos e EPI

Existindo já um contrato com um fornecedor para os fardamentos, irão iniciar o processo que passa por recolher as medidas de todos os trabalhadores. Após esse momento, irão proceder à respetiva encomenda.
Sobre os EPIs, o STML alertou para a importância em melhorar e tornar mais eficaz os procedimentos no momento da sua substituição, além de avaliar um local mais próximo e adequado ao seu armazenamento.

  • Sistema de lavagem das viaturas

A DMHU refere a constituição de um 'grupo de trabalho', constituído internamente, para avaliar soluções sobre este assunto. Finda a avaliação sobre as melhores respostas, apontam um conjunto de intervenções que apenas se iniciarão em fins do corrente ano, prolongando-se para 2020.

  • Posto Médico

Face ao funcionamento deficiente do Posto Médico, em termos de horários e de pessoal especializado (enfermeiros, médicos, etc.), avaliam com a DSHS respostas que permitam corresponder às expetativas e interesses dos trabalhadores do Complexo.
Outros assuntos colocados pelo STML

  1. Referiu-se a urgência em adquirir uma impressora multiuso para a zona oficinal.
  2. Apontou-se a importância em resolver o problema da iluminação na zona técnica/administrativa.

 

O Sindicato continuará a acompanhar os trabalhadores do Complexo Municipal dos Olivais 2, concretamente do DRMM nas suas várias valências e realidades profissionais.

 

Com o nosso, o Teu Sindicato, somos mais fortes!


Sindicaliza-te no STML!

 

stml novo jpeg