STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2019 Respostas aos problemas dos trabalhadores da Limpeza Urbana
Respostas aos problemas dos trabalhadores da Limpeza Urbana Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 07 Junho 2019 14:18

STML reúne a 7 de Junho com a CMLCarros do lixo

 

A 7 de junho, o STML voltou a reunir com a CML para debater os problemas da Limpeza Urbana, concretamente sobre o processo de transferência para o Centro Operacional de Remoção (COR), nos Olivais, mas também sobre horários de trabalho, estacionamento, entre outras matérias.

A reunião com o Vice-Presidente da autarquia e responsável pelo Pelouro dos Recursos Humanos e Finanças contou com a presença dos Dirigentes da Direção Municipal de Higiene Urbana (DMHU) e da Direção Municipal dos Recursos Humanos (DMRH). Em síntese, concluiu-se e foi possível garantir o seguinte:

 

Período Noturno

Manutenção dos atuais horários (22h00 às 04h00) para os Condutores de Máquinas Pesadas e Veículos Especiais (CMPVE).

Manutenção dos atuais horários para os Cantoneiros de Limpeza (23h00 às 05h00). Sublinha-se que a antecipação da entrada (de uma hora), entrará em vigor quando estiverem reunidas as condições nesse sentido.

 

Período Diurno

O horário passará a ser 06h00 às 12h00 e das 13h00 às 19h00 para CMPVE e Cantoneiros de Limpeza e entrará em vigor no dia 17 de Junho de 2019. Os CMPVE poderão entrar meia-hora mais cedo, para verificação da viatura .

 

Nesta reunião, por exigência do STML, o Executivo municipal assume, uma vez mais, que as alterações em torno da relocalização dos serviços de higiene urbana no COR, não serão sinónimo de qualquer perda de rendimentos e/ou direitos dos trabalhadores envolvidos.

Sobre o estacionamento na zona envolvente às instalações municipais dos Olivais, foi igualmente reforçado o compromisso da CML com o Sindicato, em travar a entrada da EMEL até que se encontre uma solução que respeite os trabalhadores nesta matéria. Relembre-se que o STML tem mantido contactos regulares com o Executivo e com a DMHU, no sentido de obter uma solução definitiva que garanta zonas de parqueamento para os trabalhadores, sem custos acrescidos e de fácil acessibilidade.

Caso se verifique algum tipo de retrocesso em relação aos assuntos aqui expostos (ou outros), que prejudiquem Cantoneiros e/ou CMPVE, o STML cá estará para, em conjunto com os trabalhadores, desencadear as formas de luta necessárias à defesa dos seus direitos.

 

Unidos, com confiança e determinação somos mais fortes! Com o nosso, o Teu Sindicato! Sindicaliza-te no STML!