STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2019 Aos trabalhadores da Freguesia das Avenidas Novas
Aos trabalhadores da Freguesia das Avenidas Novas Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 31 Outubro 2019 15:26

Junta de Freguesia Avenida Novas- STML reúne com o Executivo –


Por solicitação do STML, realizou-se a 28 de Outubro uma reunião com o Executivo da Junta de Freguesia das Avenidas Novas, representado pela sua Presidente e pelo Vogal da Higiene Urbana, Mobilidade e Proteção Civil. Entre os vários assuntos debatidos, destacamos os seguintes:

1. Renegociação do Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP)

Após abertura do processo negocial promovido pelo STML, visando a renegociação do ACEP, a Junta de Freguesia comunicou que irá enviar ao sindicato a sua contraproposta, assumindo o compromisso da sua celebração formal durante o mês de Novembro. Relembramos que um dos tópicos em discussão, entre outros, está a atribuição de mais três dias de férias por ano a todos os trabalhadores, bastando para tal, terem avaliação positiva.


2. Medicina do Trabalho

Sobre as marcações das consultas da Medicina do Trabalho, refere o Executivo que irá avaliar soluções que respondam às reivindicações dos trabalhadores, nomeadamente, o seu direito ao descanso, principalmente dos que exercem funções no período noturno.


3. Instalações e condições de trabalho

Na realidade que concerne ao Posto de Limpeza Urbana da Rua Filipe da Mata, por diversas ocasiões alertou o STML para a necessidade do Executivo solucionar um conjunto de problemas, concretamente a falta de água na área utilizada como refeitório, além da criação de um gabinete próprio para os Encarregados. Assumem os responsáveis máximos da Junta de Freguesia, a resolução destes problemas durante o mês de novembro.

4. Avaliação de Desempenho (SIADAP)

Informou a Junta a conclusão do processo de avaliação referente ao biénio 2017/2018. Deste modo, durante o mês de novembro, a todos os trabalhadores que atingiram os 10 pontos necessários à progressão na carreira, ser-lhes-á feita a respetiva atualização remuneratória, com retroativos ao mês de janeiro do corrente ano.

5. Contratação de pessoal – abertura de concursos externos

O Executivo informou o Sindicato que irá abrir concursos externos para a carreira de assistente operacional. O procedimento deverá ter início no próximo mês de Janeiro. Para além de reforçar algumas áreas operacionais, com carências de pessoal, tencionam igualmente regularizar a situação dos trabalhadores que, ocupando um posto de trabalho de caráter permanente, possuem porém um vínculo laboral precário. Uma decisão política que o STML valoriza.

O STML continuará a acompanhar os trabalhadores da freguesia das Avenidas Novas, procurando em todas as dimensões possíveis intervir na resolução dos seus problemas. Uma luta que não dispensa o seu envolvimento, antes obriga a que todos se responsabilizem na luta por melhores direitos e melhores condições de trabalho.

 

Dá força ao nosso, ao Teu Sindicato! Sindicaliza-se no STML!

 

stml novo jpeg