Entrada Comunicados Comunicados 2019 Aos Trabalhadores da Higiene Urbana
Aos Trabalhadores da Higiene Urbana Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 29 Novembro 2019 12:39

camiao hu 300x177STML reúne com a Direção Municipal

A 28 de novembro o Sindicato reuniu com os responsáveis hierárquicos da Direção Municipal da Higiene Urbana (DMHU). Da parte do STML, estiveram presentes os Dirigentes e Delegados Sindicais deste sector de atividade, enquanto da DMHU, além da Diretora Municipal, o Diretor do Departamento de Reparação e Manutenção mecânica (DRMM) e a Diretora do Departamento de Higiene Urbana (DHU).

O objetivo desta reunião passou por debater e encontrar soluções e respostas aos inúmeros problemas que têm sido transmitidos ao Sindicato pelos trabalhadores – Cantoneiros e Condutores de Máquinas Pesadas e Veículos Especiais - sobre a realidade atual no Centro Operacional de Remoção (COR) e no NOR, ambos localizados nos Olivais. Também abordadas as questões relacionas com as restantes "unidades de higiene urbana", nomeadamente dos Postos de Limpeza da Filipe da Mata e do Valssassina.

MAPA DE FERIADOS 2019 – NATAL E PASSAGEM DE ANO

Após insistência do STML, comprometeu-se a DMHU com o seguinte:

Para os trabalhadores do período noturno. Na noite de 25 para 26 de dezembro e na noite de 1 para 2 de janeiro, só haverá trabalho em regime de voluntariado. Esta decisão abrange todos os trabalhadores, independentemente do seu vínculo (contrato de trabalho em funções públicas e prestadores de serviços).

Para os trabalhadores do período diurno. O STML defendeu que deveria ser balizado o número de circuitos prioritários, de forma a permitir o gozo nas tolerâncias, por norma concedidas pelo Presidente da CML para as vésperas destes feriados, ao maior número de trabalhadores. Contudo, face à divergência sobre esta matéria entre Sindicato e CML/DMHU, ficou a Direção Municipal de avaliar quais os circuitos prioritários, com referência à tonelagem recolhida em 2018 no mesmo período e em cada circuito.

HORÁRIOS DE TRABALHO

O STML relembrou a necessidade urgente em regularizar os horários de trabalho da equipa do NAGE (antigo SAL), uniformizando com os horários da higiene urbana/remoção. A DMHU referiu que em janeiro estarão reunidas as condições para resolver positivamente este assunto, isto é, de acordo com a vontade dos trabalhadores e transmitida pelo Sindicato.

FARDAMENTOS E EPI's

O STML criticou o encerramento no período noturno do armazém que trata da entrega e/ou substituição de fardamentos e equipamentos de proteção individual. A DMHU desconhecia esta situação e irá encontrar, quanto antes, a resposta adequada a este problema, permitindo que os trabalhadores da noite, possam recorrer a estes serviços em igual circunstâncias que os trabalhadores de dia.

O STML criticou igualmente a qualidade das luvas (de cor preta) que têm sido distribuídas aos cantoneiros. Rapidamente se degradam, não sendo eficazes nos seus propósitos. A DMHU afirmou que irá avaliar e solucionar esta matéria.

INSTALAÇÕES DO COR

Face aos problemas sempre colocados pelo STML sobre as deficiências do projeto de obra, por exemplo no espaço exíguo para encarregados e administrativos, além do sistema de extração de ar que não responde às necessidades do espaço destinado aos balneários, refere a DMHU ter acionado a "garantia de obra" para solucionar este conjunto de problemas. Enquanto as novas intervenções não se realizam, estão a colocar desumidificadores para minimizar o problema da extração de ar.

Avançam igualmente com uma "experiência piloto" que envolve a distribuição de toalhas de fibra (de secagem rápida) a uma parte dos trabalhadores. Avaliadas as conclusões da experiência, e no caso de se revelar positiva, irão distribuir duas (2) unidades por trabalhador.

Sobre a transferência das equipas de cantoneiros do Posto de Limpeza da Filipe da Mata e do Valssassina para o COR, refere a DMHU que tal só irá suceder em 2020, avaliando em janeiro os prazos efetivos à sua concretização. Ainda sobre estes dois postos de limpeza, referem que irão investigar as alegadas injustiças que se reproduzem na elaboração das escalas, concretamente na falta de rotatividade das equipas, face aos circuitos (sempre os mesmos) que lhes são atribuídas.

OUTROS ASSUNTOS

• Sobre a colocação de torniquetes, a decisão da DMHU resulta das conclusões da "auditoria de segurança" efetuada em 2017. Os objetivos destes novos equipamentos procuram salvaguardar os bens pessoais e a segurança dos trabalhadores, nunca o seu controlo. Os torniquetes só entrarão em funcionamento quando estiverem colocados em todas as portarias e entradas do Complexo dos Olivais.Estão neste momento a trabalhar para a reabilitação da copa/sala dos condutores do NOR.

• O Sindicato referiu ainda a limpeza inadequada ou mesmo inexistente das viaturas pesadas de remoção. Verifica-se que algumas destas viaturas não são lavadas há meses, apresentando condições que não dignificam os trabalhadores e muito menos a imagem da CML.
  • Uma vez mais, foi sublinhado as péssimas condições que existem na Valorsul em termos de limpeza, higiene e segurança. No momento em que os trabalhadores (CMPVE) vão vazar, são confrontados com situações inadmissíveis que colocam em risco a sua saúde e integridade física.

• O STML relembrou os problemas sobre o estacionamento nesta zona da cidade.

• Sobre a avaliação de desempenho (siadap, ciclo 2017/2018), referem ter já concluído todo o processo. Foram já iniciados os procedimentos avaliativos referente ao ciclo 2019/2020.

Outros temas foram abordados, a informar oportunamente pelo Sindicato nos plenários entretanto agendados com os trabalhadores da Higiene Urbana para a semana de 2 a 6 de dezembro.
Informados e esclarecidos, somos mais fortes!

Sindicaliza-te no nosso, no Teu Sindicato, o STML!