Entrada Comunicados Comunicados 2020 Aos Sapadores Bombeiros
Aos Sapadores Bombeiros Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 27 Abril 2020 11:15

RSB logo- Sobre a carência de Equipamentos de Proteção Individual -

No contexto atual de pandemia pelo Covid-19, o STML não tem deixado de denunciar e insistir com a CML sobre a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que, obrigatoriamente, todos os Sapadores Bombeiros devem ter, em quantidade e em qualidade suficientes.

No âmbito da prevenção e socorro que este novo quadro epidemiológico comporta, os Bombeiros têm um papel determinante na construção, organização e funcionamento do dispositivo de resposta. Neste sentido, não podemos deixar de lamentar os episódios de entregas tardias de EPIs, ou em quantidades claramente insuficientes, face ao que se exige e é necessário.

O Comando do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB), tem privilegiado uma postura passiva perante as reclamações dos trabalhadores e Sindicato, só reagindo quando questionado, o que de todo não é compreensível perante a urgência de respostas e soluções que garantam a segurança dos seus profissionais. Neste sentido, o STML não tem deixado de insistir para que se distribua todos os EPI's necessários ao contexto em que nos encontramos, abrangendo todos os bombeiros, independentemente da função exercida no teatro de operações.

O último caso, prende-se com a falta de máscaras FFP2. Após conhecimento sobre este problema, o Sindicato fez chegar ao Presidente Fernando Medina um ofício onde se questionou, entre outras matérias, os motivos que apontam a carência especifica deste material, quando o mesmo foi e está a ser distribuído por trabalhadores de outros setores da autarquia.

Em resposta às questões do STML, foi-nos afirmado, a 24 de abril, que finalmente seriam distribuídas as referidas máscaras nas Companhias. Apesar do atraso, saudamos finalmente esta decisão.

O STML espera que distribuição deste EPI seja feita por todos os profissionais do RSB, em quantidades que permitam ter a sua reserva em todos os Quartéis, salvaguardando, em tempo útil, as inevitáveis substituições sempre que necessário.

Com o Nosso, o Teu Sindicato, somos mais fortes!

Sindicaliza-te no STML!