STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2020 STML reúne com a Direção Municipal de Higiene Urbana (DMHU)
STML reúne com a Direção Municipal de Higiene Urbana (DMHU) Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 05 Junho 2020 08:47

Higiene urbanaA 3 de junho, o Sindicato reuniu, nas instalações do Complexo Municipal dos Olivais 2, com a Diretora da DMHU. Também presentes a Diretora do Departamento de Higiene Urbana (DHU) e o Diretor do Departamento de Reparação e Manutenção Mecânica (DRMM). Vários foram os assuntos debatidos. Destacamos os seguintes.

Horários de trabalho em contexto de pandemia

As recentes alterações aos horários de trabalho na Limpeza Urbana, nomeadamente as entradas desfasadas, só terão validade enquanto se mantiver o contexto pandémico em que nos encontramos.

Sobre a distribuição dos trabalhadores por estes horários, a DMHU refere que terá em conta a disponibilidade de cada um, procurando, quanto possível, não causar constrangimentos a nível da vida pessoal e familiar dos trabalhadores.


O objetivo passa obviamente por evitar aglomerações nas zonas comuns – entradas e saídas, vestiários e balneários. Neste sentido, irão avaliar mecanismos que controlem ou limitem a presença dos trabalhadores unicamente aos turnos a que estão adstritos.

A partir deste mês de junho, a DMHU decidiu finalmente dar corpo à reivindicação do STML (de vários anos) que exigia um fim-de-semana por mês em casa para todos os trabalhadores, valorizando e respeitando o direito à vida pessoal e familiar. Esta medida será implementada faseadamente, garantindo, porém, a todos os trabalhadores a realização de trabalho suplementar, mesmo no seu fim-de-semana de descanso, se assim o pretenderem.

Limpeza e Higienização

Face às insuficiências apontadas pelo STML, a DMHU informou o reforço com a empresa contratada para o efeito, no sentido de aumentar o número de vezes que se procede à limpeza/higienização. As maiores dificuldades até agora identificadas prendem-se com o horário da noite, face às dificuldades da empresa em ter o pessoal necessário. Irão contudo, avaliar uma vez mais se o trabalho está de facto a ser feito como solicitado. O Sindicato defendeu a total higienização de todos os locais de trabalho no fim/início de cada turno.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

As máscaras FP2 que têm sido distribuídas aos trabalhadores apresentam incómodos que podem e devem ser corrigidos. A DMHU já encomendou novas máscaras tendo em conta ultrapassar este problema.

Sobre a lavagem dos fardamentos, sublinha-se a importância de serem lavados na CML. Aos trabalhadores recomenda-se que não os transportem para casa, face ao risco acrescido de contágio para as suas famílias. O STML propôs um reforço no número de lavagens, estando a DMHU a considerar essa hipótese.

Circuitos e Escalas

O STML alertou para a importância de as equipas de reforço serem transportadas por carrinhas da DLU, face à proibição de transportar mais de três elementos (condutor e dois cantoneiros) na cabine da viatura de remoção. Matéria que ganha outra importância em contexto de pandemia. A DMHU referiu que os encarregados têm orientação neste sentido, isto é, tomar medidas para o transporte dos cantoneiros que estão em trabalho de reforço, nas viaturas ligeiras da autarquia.

O Sindicato apontou as deficiências na gestão do pessoal, com escalas que definem os mesmos trabalhadores para os mesmos circuitos, sejam eles mais ou menos exigentes. A rotatividade deve nortear este trabalho, de forma a não sobrecarregar e prejudicar alguns trabalhadores. A DMHU irá avaliar esta realidade, defendendo, contudo, a prática da rotatividade.

Formação Profissional

A DMHU apontou a realização de ações de formação, para cantoneiros e condutores, em torno dos circuitos de subterrâneos, atualmente deficitários em termos de pessoal habilitado.

Mapa de Férias

Até 15 de junho espera a DMHU/DHU/DLU ter afixado, tanto no COR como nos Postos de Limpeza, os mapas de férias correspondente a este ano. A nenhum trabalhador lhe pode ser recusado a marcação de férias, matéria distinta da sua respetiva autorização.

Posto de Limpeza da Boavista

Por motivo das obras que ocorreram no vestiário/balneário desta instalação, a CML/DMHU colocou um contentor a título provisório. A DMHU/DHU informou que as obras estão concluídas, estando previsto o retorno às instalações originais no inicio de junho. Espera-se com estas alterações, ser agora possível cumprir com as normas de saúde, higiene e segurança no trabalho.

O STML irá continuar a acompanhar a realidade dos trabalhadores da Limpeza Urbana, aceitando muitas das alterações agora introduzidas apenas no contexto excecional que atravessamos.

 

Informados, esclarecidos e interventivos, somos mais consequentes!

Sindicaliza-te no nosso, o Teu Sindicato, o STML!

stml novo jpeg