Entrada Comunicados Comunicados 2020 Aos trabalhadores da Higiene Urbana da CML.
Aos trabalhadores da Higiene Urbana da CML. Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 21 Agosto 2020 10:23

cantoneiros cmlMarcação de faltas injustificada aos fins-de-semana e feriados

Através dos trabalhadores da Higiene Urbana, chegou ao conhecimento da Direção do STML, que quando estes não comparecem aos fins-de-semana e feriados para executarem trabalho extraordinário, lhes é marcada falta injustificada, com todos os efeitos consequentes, nomeadamente a perda de vencimento.

O trabalho prestado aos sábados, domingos e feriados, neste sector em concreto, é totalmente de caráter extraordinário, não havendo legalmente justificação para a marcação de qualquer tipo de falta na ausência do trabalhador.

Após a interpelação do Sindicato junto da Direção Municipal de Recursos Humanos (DMRH), procurando denunciar esta irregularidade, além de solicitar esclarecimentos sobre este tipo de procedimentos, foi-nos transmitido que a ocorrência se deveu a um lapso de interpretação do Departamento de Higiene Urbana (DHU).

Afirmaram ainda, que a situação será corrigida, sendo reposto no vencimento de Setembro os valores descontados correspondentes a sábados, domingos e feriados em que foram registadas ausências, errada e lamentavelmente apontadas comos faltas injustificadas.

O STML continuará atento à realidade da higiene urbana, não pactuando com práticas que colocam em causa os direitos e os rendimentos dos trabalhadores deste setor.

Informados e esclarecidos somos mais fortes.

Sindicaliza-te no nosso, o Teu Sindicato, o STML.