STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2020 Aos trabalhadores da Higiene Urbana
Aos trabalhadores da Higiene Urbana Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 21 Dezembro 2020 13:41

STML reúne com a Direção Municipalrecolha lu

Por solicitação do Sindicato, realizou-se a 16 de dezembro uma reunião com a Direção Municipal de Higiene Urbana (DMHU). Também presentes os responsáveis hierárquicos do Departamento de Higiene Urbana (DHU) e do Departamento de Reparação e Manutenção Mecânica (DRMM). Dos assuntos debatidos, destaca-se o seguinte.

Trabalho nos Feriados do Natal e Passagem de Ano

Referiu a DMHU para a época do natal, a programação do trabalho para os dias 26 (sábado) e 27 (domingo, excecionalmente), sendo neste último em regime de voluntariado. Em suma, os trabalhadores laboram dia 24 de dezembro (no período diurno), dia 26 (de dia) e sábado para domingo (de noite).Para a passagem de ano, prevê-se método idêntico, sujeito ainda a confirmação perante eventuais imposições de um novo estado de emergência (a decretar pelo Governo).


Mapa de Feriados para 2021

A DMHU irá debater este assunto com o Vice-Presidente da CML, prevendo enviá-lo para o STML nas primeiras semanas de 2021.

Assuntos Vários

  • Sobre as obras que decorrem no COR, para uma nova área administrativa, comunicou a DMHU que em fins de janeiro estarão previsivelmente concluídas. Matéria importante para libertar a zona de copa. O STML relembrou ainda a necessidade em permitir o acesso no período noturno à zona de bar do refeitório dos Olivais 2.
  • Em vários postos de limpeza, estão a ser montadas novas instalações para os guardas (contentores com casa-de-banho), num processo que se espera concluir o mais brevemente possível.
  • Irão ser instalados nas instalações com maior número de trabalhadores, nomeadamente na Filipe da Mata, Telheiras e Boavista, um novo sistema de medição de temperatura, idêntico ao que já existe no Complexo dos Olivais.
  • A partir de janeiro, serão distribuídos novos fardamentos aos cantoneiros, condutores e encarregados.
  • O STML sublinhou a importância em reforçar e tornar mais eficaz a higienização/limpeza dos balneários do COR, principalmente femininos, com enfâse no período noturno durante a mudança de turnos.
  • O STML questionou sobre a atribuição de mais três dias de férias decorrente do ACEP que o Sindicato celebrou com a CML. A DMHU aguarda resposta do Departamento de Recursos Humanos da autarquia.


Outras matérias foram questionadas pelo STML, das quais daremos conta oportunamente nos contactos com os trabalhadores das várias áreas de intervenção que compõem esta Direção Municipal.

Informados e esclarecidos, somos mais fortes!

Sindicaliza-te no nosso, no Teu Sindicato, o STML!
stml novo jpeg