Entrada Comunicados Comunicados 2021 Aos trabalhadores da Junta de Freguesia de Benfica
Aos trabalhadores da Junta de Freguesia de Benfica Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 26 Abril 2021 10:07

STML reúne com o Executivojf benfica

Por solicitação do STML, teve lugar no passado dia 23 de abril uma reunião entre o Sindicato e o Executivo de Benfica, representado pelo seu Presidente Ricardo Marques. Dos vários assuntos debatidos, destacam-se os seguintes:

Renegociação do Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP)

Ambas as partes estavam prestes a alcançar um consenso sobre este assunto quando irrompeu a pandemia pela covid-19 (março 2020). Retomado o processo negocial, reforçou-se a vontade em celebrar novo ACEP, destacando a proposta do STML na atribuição de 3 dias de férias com avaliação positiva (adequado, relevante ou excelente via siadap), entre outras matérias. Da parte do Executivo de Benfica, um novo tópico merece reflexão e eventual integração em ACEP, nomeadamente o teletrabalho. Assunto concreto que o Sindicato debaterá em tempo oportuno com os responsáveis da Junta.

Suplemento de Insalubridade e Penosidade

Considerando a nova regulamentação sobre este suplemento, em vigor desde 1 de janeiro deste ano, informou a Junta que os trabalhadores operacionais já viram concretizada a atribuição deste suplemento (cantoneiros contratados desde 2014 à data), além de outros operacionais como os responsáveis pela limpeza do Mercado de Benfica. Foram igualmente regularizados os valores em causa com retroativos ao mês de janeiro. Decisão que, no essencial, vai de encontro ao reivindicado pelo STML.

Intervenção em Edificado e Melhoria das Condições de Trabalho

O Executivo informou ainda da atribuição de uma verba de 180 mil euros para a melhoria das condições do Posto de Limpeza Silva Porto, prevendo recuperar as zonas degradadas destas instalações. O STML considera positiva esta decisão, face ao reivindicado por Sindicato e trabalhadores há vários anos.

Esperamos para breve nova reunião com o Presidente de Benfica, propositando fechar positivamente os vários processos em curso, enfatizando naturalmente a celebração de um novo ACEP.

O STML continuará a acompanhar a realidade dos trabalhadores da Freguesia, procurando conhecer e trabalhar para a resolução dos seus problemas, para além de responder às suas expetativas.

Informados e esclarecidos, somos sempre mais fortes!

Sindicaliza-te no nosso, o teu Sindicato!