STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2021 Aos Trabalhadores da EGEAC
Aos Trabalhadores da EGEAC Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 11 Agosto 2021 10:10

EGEAC logo1STML reúne com o Conselho de Administração (CA)

Quase três meses depois da última reunião (a 13 de maio), o STML finalmente reuniu, a 10 de agosto, com o CA da EGEAC. O propósito desta reunião passava por conhecer a contraproposta da administração de aumentos salariais para 2021. Contudo, de mãos vazias apresentaram-se os responsáveis da empresa. 


O argumento utilizado foi a não resposta da tutela em relação aos prejuízos expectáveis que a empresa terá neste segundo ano de pandemia. Um processo que ainda decorre, entre a EGEAC e a CML, mas que não terá seguramente andamento a curto prazo face às eleições autárquicas previstas para 26 de setembro.


O CA argumenta ainda a possibilidade dos aumentos salariais de 2021 terem como referência a taxa de inflação que, no concreto, só se conhecerá no fim do ano.


Face a tantas interrogações, o STML lamenta que os interesses dos trabalhadores, no campo dos seus rendimentos, fiquem reféns de matérias que naturalmente os ultrapassam e, aparentemente, também transcendem os próprios membros da administração da empresa. Será mesmo assim?

Neste sentido, ficou assumido por ambas as partes que a próxima reunião se realize em novembro-dezembro, esperando da parte do STML encerrar o processo de 2021 e, simultaneamente, iniciar o de 2022. Questionamos quando será o ano em que a negociação salarial anual, como decorre do Acordo de Empresa (AE), se inicie e se termine em tempo adequado face às expectativas do Sindicato e, obviamente, dos trabalhadores que legitimamente representa.

Outros assuntos.

O CA transmitiu ainda que em setembro espera normalizar muitas das situações que resultaram da pandemia, em especial a adoção generalizada do teletrabalho, excetuando os casos de equipamentos onde laboram mais de 50 trabalhadores (Sede, Museu de Lisboa, Teatro São Luíz e Castelo de São Jorge, que continuarão a funcionar em 'espelho'). Naturalmente, estas intenções serão articuladas e em respeito com a legislação governamental sobre esta matéria, não sendo uma informação taxativa.

Por outro lado, continuam com uma prática sustentada a nível da contratação de pessoal, valorizando os casos do Museu de Lisboa, do Padrão dos Descobrimentos e do Museu do Aljube, onde há necessidade de reforço das respetivas equipas. Neste momento, a empresa tem 409 trabalhadores, número que o CA pretende manter - aproximadamente - para os próximos anos.

Sobre o processo de negociação sobre os aumentos salariais, o STML irá agora reunir e consultar os trabalhadores da EGEAC sobre os passos seguintes. Não deixará, em cada momento, de defender os seus direitos, interesses e expectativas.

Informados e esclarecidos, somos sempre mais fortes.

Sindicaliza-te no nosso, o Teu Sindicato.

stml novo jpeg