Entrada Comunicados Comunicados 2021 Reunião Geral dos trabalhadores da GEBALIS
Reunião Geral dos trabalhadores da GEBALIS Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 29 Setembro 2021 09:21

GEBALIS NOVOExige-se aumento salarial sério para 2022!

O STML e STAL convocaram a 23 de Setembro os trabalhadores da GEBALIS para discutir a contraproposta de aumento salarial apresentada, em Agosto, pelo Conselho de Administração (CA) da empresa municipal de Lisboa.

Os trabalhadores recorde-se, tinham proposto, em Março, uma subida de 90€ para todos os níveis e todas as carreiras da tabela salarial do Acordo de Empresa, bem como uma posição mínima de 850€. O CA da GEBALIS ficou-se apenas pelos 10€ de aumento para todos os níveis de todas as tabelas salariais, com retroactivos a janeiro deste ano.

A maioria dos trabalhadores anuiu com a contraproposta do CA, pelo que o STML e STAL vão agora informar a Administração da decisão tomada em Plenário. Também mandataram os Sindicatos a transmitir o seu descontentamento, face ao valor irrisório deste pseudo aumento, considerando o enorme esforço de todos os profissionais da GEBALIS durante o confinamento, inclusive com um aumento da produção, tendo sido mantida a devida prestação de serviço público à população dos bairros lisboetas.

Para que o referido cálculo pudesse ser minimamente justo, conforme foi sobejamente apontado, a Administração também deveria ter levado em linha de conta o facto seguinte: durante o período prolongado em que vigorou o regime de teletrabalho, os trabalhadores asseguraram a manutenção da atividade da empresa utilizando meios de produção pessoais, sem que tenha existido, por parte da GEBALIS, qualquer compensação a quem assim trabalhou.

Sobre a proposta de Sistema de Avaliação, que foi apresentada pelos Sindicatos ao CA no ano passado e que contou com uma contraproposta da empresa no último mês de Maio, os representantes sindicais reforçaram a posição já transmitida, por diversas vezes, à Administração: não se aceitará qualquer medida que implique a institucionalização de quotas.

Continuaremos a trabalhar em conjunto para a implementação de um sistema de avaliação equilibrado e equitativo. É fundamental que ele seja livre de quotas, formativo, transparente e justo; que valorize realmente os trabalhadores e respeite os seus direitos à promoção e progressão. Pressupostos que mereceram a concordância dos trabalhadores presentes no Plenário. As dúvidas e sugestões que os trabalhadores tenham acerca deste sistema podem agora ser enviadas ao STML e STAL.

Por outro lado, foi proposto por vários trabalhadores um novo suplemento que contemple uma possível compensação pelas condições de trabalho que envolva ameaças à sua integridade física, assunto que será desenvolvido num próximo Plenário.

Com o regresso em Setembro ao regime de trabalho presencial, os trabalhadores da GEBALIS também foram sensibilizados para a importância de alertarem os seus superiores hierárquicos em relação ao cumprimento das regras da DGS. A ideia é manter seguros e saudáveis os locais de trabalho, considerando o número de trabalhadores e a exiguidade dos espaços. Neste âmbito, o STML informou os participantes de que irá realizar, durante o mês de Outubro, visitas aos Gabinetes de Bairro Padre Cruz, Vale de Alcântara, Alta de Lisboa e ao local onde está à Equipa de GCA, nas Olaias.

Foi ainda alertado as vicissitudes do regime de teletrabalho no que respeita às condições de trabalho. Relembrou-se a lei em vigor; os direitos que a mesma contempla; os perigos e as situações que o afastamento, o isolamento e a falta de interação laboral podem desencadear, quer ao nível psicossocial quer ao nível físico, influenciando diretamente a dinâmica familiar e pessoal.

Explicou-se igualmente que está em discussão na Assembleia da República uma série de alterações à lei e que, por isso, as empresas não estão a regulamentar este regime de trabalho. Pela sua importância, trata-se de um assunto que terá discussão mais alargada em tempo oportuno.

Ficou acordado que os Sindicatos iriam voltar a convocar, para o final de Outubro, um novo Plenário Geral de Trabalhadores no sentido de discutir, entre outras matérias, a proposta de aumentos salariais para o próximo ano.

Informados e esclarecidos, somos sempre mais consequentes.

Sindicaliza-te e dá força ao teu Sindicato!