STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2021 Aos Trabalhadores da Freguesia dos Olivais
Aos Trabalhadores da Freguesia dos Olivais Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 24 Novembro 2021 15:44

Foto capa JF olivaisSTML reúne com o Executivo da Junta

 

Considerando o período de transição implícito e natural depois das autárquicas, a Direção do Sindicato solicitou uma reunião de trabalho ao Executivo da Junta de Freguesia dos Olivais. A referida reunião teve lugar no passado dia 18 de novembro com a Presidente Rute Lima reeleita nas eleições de 26 de setembro. Também presentes, o Vice-Presidente da Junta e a Chefe de Divisão Administrativa e Recursos Humanos. Dos assuntos debatidos destacam-se os seguintes.

Renegociação do Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP)

Face à proposta do STML, novamente apresentada, referiu a Presidente da Junta disponibilidade para a sua celebração formal, apontando o próximo mês para sua assinatura definitiva. Relembramos que uma das matérias que o sindicato defende é a atribuição de 3 dias de férias via avaliação positiva.

Regularização da situação laboral dos trabalhadores com vínculo precário

Face ao problema existente na freguesia, referiram os seus responsáveis a existência de concursos abertos que visam a regularização de alguns dos casos de trabalhadores com vínculo precário. Referiram ainda a intenção de não continuar a fazer contratos de prestação de serviços, assumindo o critério de elaborar contratos de trabalho por tempo indeterminado nas áreas da competência da Junta (delegadas por lei) e contrato por tempo resolutivo nas áreas em que têm Contratos de Delegação de Competências (revistas periodicamente).


Fardamentos e Equipamentos de Proteção Individual

O STML apontou vários problemas nesta dimensão, ficando a Junta de Freguesia de analisar e corrigir a falta de qualidade e de conforto do fardamento, principalmente no que diz respeito ao calçado.

Novas Instalações da Limpeza Urbana

Reconhecendo a Junta que o actual Posto de Limpeza dos Olivais Norte é insuficiente face às atuais necessidades, quer dos trabalhadores quer do próprio serviço, informou que está em negociação com a CML para que seja disponibilizado um espaço onde se possa construir ou adaptar para novas instalações.

Estacionamento dos trabalhadores da Limpeza Urbana

Face às críticas apontadas pelos trabalhadores do Posto de Limpeza, a Junta informou que a solução não depende da sua vontade, mas sim da CML. Irá, contudo, continuar a pressionar a autarquia para que se encontre uma solução adequada.

O STML continuará a acompanhar a realidade dos trabalhadores dos Olivais, não deixando de intervir sempre que necessário na defesa dos seus interesses, direitos e expetativas.

 

Unidos e organizados, somos sempre mais fortes!

Sindicaliza-se no STML!

stml novo jpeg