Entrada Comunicados Comunicados 2021 Aos Trabalhadores da Freguesia de Marvila
Aos Trabalhadores da Freguesia de Marvila Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 24 Novembro 2021 16:44

jf marvilaSTML reúne com o Executivo da Junta

Considerando o período de transição implícito e natural depois das autárquicas, a Direção do Sindicato solicitou uma reunião de trabalho ao Executivo da Junta de Freguesia de Marvila. A referida reunião teve lugar no passado dia 19 de novembro com o Presidente José Videira reeleito nas eleições de 26 de setembro. Dos assuntos debatidos destacam-se os seguintes.

Organização do trabalho e realização de trabalho suplementar

Em relação ao caso envolvendo os trabalhadores com limitações na realização de trabalho suplementar, referiu a Junta que os trabalhadores com limitações efetuam serviço de guarda, não fazendo horas extraordinárias, incluindo os sábados porque o serviço é assegurado por uma empresa privada de vigilância.

Suplemento de insalubridade e penosidade

O Presidente da Junta referiu estar a pagar o suplemento, sendo o mesmo atribuído em função da atividade diária realizada. O suplemento é composto por três níveis - risco baixo/3,36€, médio/4,09€ e alto/4,99€ -, e neste momento todos os trabalhadores da higiene urbana recebem ou nível mais alto ou intermédio.

Medicina do Trabalho

Sobre o acesso à medicina do trabalho, a freguesia tem uma empresa contratualizada neste campo, não tendo à data qualquer motivo de insatisfação. Os técnicos da empresa deslocam-se às instalações da Junta de Freguesia para realizar consultas e exames médicos. Sobre a importância em celebrar o protocolo com a CM Lisboa, afirma o Executivo não haver necessidade nesse sentido.

Formação Profissional

Considerando que ao STML chegaram críticas dos trabalhadores por não haver formação, referiu o Presidente José Videira que será afixado e divulgado o plano formação anual no Posto de Limpeza para que os trabalhadores se possam inscrever se assim o entenderem.

No caso do pagamento do CAM, a Junta refere que os trabalhadores devem suportar esse valor num primeiro momento (obtenção do certificado), apresentando posteriormente essa despesa aos serviços da Junta de forma a obterem o respetivo reembolso.

Sobre os certificados e cartões de habilitação no campo da formação sobre a utilização de herbicidas, na posse da Junta de Freguesia, referiu o Executivo que irão ser entregues aos respetivos trabalhadores.

Folgas por gozar do tempo da CML

A Junta ficou de analisar o quadro de folgas dos trabalhadores e verificar quem ainda tem dias por usufruir. O Sindicato foi informado que já tinha sido feito o levantamento das folgas por trabalhador e que durante um determinado período de tempo os trabalhadores gozaram as folgas.

O STML continuará a acompanhar a realidade dos trabalhadores de Marvila, não deixando de intervir sempre que necessário na defesa dos seus interesses, direitos e expetativas.

Unidos e organizados, somos sempre mais fortes!

Sindicaliza-se no STML!