STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2021 Aos Trabalhadores da Freguesia da Penha de França
Aos Trabalhadores da Freguesia da Penha de França Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 26 Novembro 2021 15:28

IMAGEM - Penha de FrancaSTML reúne com o Executivo da Junta

 

Considerando o período de transição implícito e natural depois das eleições autárquicas, a Direção do STML solicitou uma reunião ao Executivo da Junta de Freguesia da Penha de França. A referida reunião teve lugar a 27 de Outubro com a Presidente Sofia Dias reeleita a 26 de setembro último. Também presente, o responsável pelos Recursos Humanos da Junta de Freguesia. Dos assuntos debatidos destacamos os seguintes.

Regularização da situação laboral dos trabalhadores com vínculo precário

Verificando-se a existência de vários trabalhadores com contrato de prestação de serviços (recibos-verdes), o Sindicato manifestou a necessidade da sua integração urgente no mapa de pessoal da Junta uma vez que desempenham funções permanentes e devem, como tal, ter um contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado. A Presidente informou que procederá à abertura no primeiro trimestre de 2022 do respetivo concurso de ingresso para assistente operacional.


Suplemento de Insalubridade e Penosidade

Considerando as dúvidas levantadas pelos trabalhadores sobre o valor que estaria a ser aplicado, concretamente o montante mais elevado (4,99€ ou 15%), o Executivo afirmou que em princípio estaria a ser pago o valor mais alto, não deixando de confirmar posteriormente esta ideia. A referida confirmação foi transmitida ao STML após a reunião.

Condições de trabalho na Sede da Junta

Face às críticas que chegaram ao STML sobre a falta de condições e de espaço que se verificam nos serviços de atendimento na Sede da Junta de Freguesia, foi-nos transmitido pela Presidente do Executivo o reconhecimento com preocupação deste problema. Manifestou neste sentido que, apesar de não existirem soluções imediatas à sua resolução (sem espaços alternativos neste momento), não deixará de procurar soluções que possam ultrapassar esta realidade que muito constrange os respetivos trabalhadores.

O STML continuará a acompanhar a realidade dos trabalhadores da Penha de França, não deixando de intervir sempre que necessário na defesa dos seus interesses, direitos e expetativas.

 

Unidos e organizados, somos sempre mais fortes!

Sindicaliza-se no STML!

stml novo jpeg