STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2021 Aos Trabalhadores da Freguesia de Carnide
Aos Trabalhadores da Freguesia de Carnide Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 15 Dezembro 2021 15:05

foto capaSTML reúne com o Executivo da Junta

Considerando o período de transição implícito e natural depois das autárquicas, a Direção do Sindicato solicitou uma reunião de trabalho ao Executivo da Junta de Freguesia de Carnide. A referida reunião teve lugar no passado dia 14 de dezembro com o Presidente Fábio Silva reeleito a 26 de setembro último. Dos assuntos debatidos, destacamos os seguintes.

Regularização da Situação Laboral dos Trabalhadores com Vínculos Precários

O Executivo da Junta assumiu abrir concurso público de admissão de pessoal durante o primeiro trimestre de 2022. O objetivo passará pela regularização contratual dos trabalhadores com vínculos precários. O STML alertou para a possibilidade de este concurso incluir reserva de recrutamento, evitando neste sentido o recurso a prestação de serviços para colmatar necessidade de caráter permanente.

Suplemento de Insalubridade e Penosidade

Já se procede ao pagamento deste suplemento com os valores atualizados tendo como referência a regulamentação ocorrida em janeiro deste ano. Está em avaliação a possibilidade do pagamento deste suplemento a outros trabalhadores, nomeadamente aos que estão afetos à limpeza e higienização dos equipamentos da freguesia.

Sistema de Avaliação (SIADAP)

Os procedimentos implícitos ao atual ciclo avaliativo (2021-2022) estão a decorrer normalmente. Deste modo, não será necessário recorrer ao mecanismo de “arrastamento da nota”, como verificado em ciclos avaliativos anteriores.

Fardamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Afirmou o Executivo estar a preparar um novo processo de aquisição de fardamento para todos os trabalhadores, destacando nesta dimensão, a aquisição de botas.

Condições de Trabalho nos Postos de Limpeza (da Sede da Junta e Centro Histórico)

Considerando os problemas conhecidos nestas duas instalações, há muito reivindicando os trabalhadores soluções urgentes, o Executivo afirmou estar a avaliar e sempre em articulação com a C.M. Lisboa, a possibilidade de avançar e viabilizar a construção de um novo posto de limpeza, desconhecendo-se neste momento a sua localização exata.

O STML continuará a acompanhar a realidade dos trabalhadores de Carnide não deixando de intervir sempre que necessário na defesa dos seus interesses, direitos e expetativas.


Unidos e organizados, somos sempre mais fortes!

Sindicaliza-se no STML!

stml novo jpeg