STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2022 Aos Trabalhadores da CML
Aos Trabalhadores da CML Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 14 Dezembro 2022 15:44

CML edificioReunião do Grupo de Trabalho STML/CML sobre a identificação das profissões de desgaste rápido

 

Como há muito o STML tem vindo a informar, foi por proposta do Sindicato que em 2017 se criou um Grupo de Trabalho conjunto com a CML com o objetivo de apresentar uma proposta à Assembleia da República que responda a uma reivindicação antiga de milhares de trabalhadores do município, nomeadamente a identificação e regulamentação das profissões de desgaste rápido.

No passado dia 23 de novembro, concretizou-se uma nova reunião deste Grupo de Trabalho. Da parte da CML estiveram presentes os dirigentes máximos da Direção Municipal dos Recursos Humanos (DMRH) e do Departamento de Saúde, Higiene e Segurança (DSHS).

Também presentes, o atual Diretor Clínico da Medicina do Trabalho; um médico do trabalho da autarquia e uma representante da Universidade Nova de Lisboa, da unidade de investigação em saúde.


Sendo objetivo apresentar uma proposta devidamente fundamentada em termos técnicos e sustentada em dados empíricos robustos, que procure avançar e concretizar a reivindicação que exige a identificação e regulamentação das profissões de desgaste rápido, ficou acordado o seguinte:

  • Tendo a CML um grande número de trabalhadores distribuídos por uma enorme diversidade de profissões e tendo em consideração a incidência dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais, ficou estabelecido iniciar o seu levantamento nos setores operacionais com maior número de trabalhadores;

  • A CML incluiu neste grupo de trabalho a Dr.ª Marília Paula, da Unidade de Investigação em Saúde “Nova Medical School” da Universidade Nova de Lisboa, que irá colaborar, por protocolo com a CML, nos estudos e recolha de dados sobre os fatores de exposição aos riscos das profissões em causa;

  • Ficou a CML de proceder à recolha dos referidos dados e apresentá-los na próxima reunião que deverá ocorrer expetavelmente no primeiro trimestre de 2023.

 

Esperemos que os trabalhos sejam concluídos o mais depressa possível, permitindo alicerçar uma proposta concreta, devidamente fundamentada, que procure avançar e concretizar a reivindicação que exige a identificação e regulamentação de várias profissões serem consideradas de desgaste rápido, criando neste sentido melhores condições de trabalho e de vida para milhares de trabalhadores, mesmo para além do seu tempo de vida ativa. São estes os objetivos e expetativas do STML, pelos quais continuaremos a trabalhar.

 

Informados e esclarecidos somos sempre mais consequentes.

Dá força ao teu Sindicato. Sindicaliza-te no STML!

stml novo jpeg