Entrada Comunicados Comunicados 2023 Aos Trabalhadores da CML
Aos Trabalhadores da CML Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 27 Março 2023 09:13

Edif. municipalSTML reúne com a Direção Municipal dos Recursos Humanos (DMRH)

Por solicitação do STML, realizou-se a 24 de março uma reunião com a DMRH. Da ‘ordem de trabalhos’ previamente enviada pelo Sindicato, debateram-se os seguintes assuntos.

Pagamento às Ordens Profissionais

Considerando ser esta uma reivindicação com alguns anos que, apesar das boas intenções até agora demonstradas, carece ainda de resolução efetiva, o STML voltou a relembrar as palavras do Vice-presidente da autarquia que em março de 2022 considerou tratar-se de uma boa forma de valorizar os quadros técnicos da autarquia. Passado um ano, a DMRH continua a recolher elementos sobre o universo concreto de trabalhadores que poderão ser abrangidos, além do melhor enquadramento jurídico que fundamente e possibilite a concretização deste pagamento. Cabe ao Executivo concretizar esta justa pretensão destes trabalhadores que, do ponto de vista financeiro, é perfeitamente exequível. Apesar do caminho percorrido até agora, o STML equaciona durante o mês de abril debater esta matéria com os trabalhadores, propositando a resolução desejada e definitiva deste assunto.

Majoração das Férias via ACEP (Avaliação de Desempenho)

O STML voltou a insistir com a DMRH que de uma vez por todas esclareça junto de todas as orgânicas do município que as férias dos trabalhadores são anuais e não de dois em dois anos. Neste sentido, ao abrigo do ACEP celebrado entre a CML e o STML, a atribuição de 3 dias de férias com avaliação positiva e sem faltas injustificadas no ano precedente, devem estar desde logo consideradas na altura da marcação de férias, ou seja, durante o mês de março como a lei determina.

Sobre este assunto, e caso se mantenha a passividade da DMRH, o Sindicato recomenda a todos os trabalhadores o preenchimento da minuta disponibilizada via cml_all, também disponível no espaço da internet do STML, que deverá ser depois enviada ao Presidente da CML, com conhecimento à DMRH e ao próprio Sindicato.

Trabalhadores Acidentados com Incapacidade Temporária Parcial (ITP)

Face ao crescente número de trabalhadores acidentados a quem os médicos da Medicina do Trabalho concedem ‘alta’ com ITP, mesmo nos casos em que é evidente a incapacidade do trabalhador em desempenhar as suas funções habituais, propôs a DMRH uma reunião específica com o Departamento de Saúde, Higiene e Segurança (DSHS) propositando avaliar caso a caso e corrigir o que se entender oportuno. O STML aceitou esta proposta, não deixando de defender taxativamente que todos os trabalhadores que se lesionem ao serviço da autarquia, devem ser acompanhados, tratados e apenas reintegrados na sua respetiva orgânica quando estiverem totalmente aptos para o trabalho. Não é aceitável que seja concedida ‘alta’ a um trabalhador ainda lesionado e sem qualquer capacidade em assumir as suas funções, seja como cantoneiro (onde o número de acidentes é elevado e recorrente), seja noutros setores de atividade do município.

Concursos Internos de Promoção

Sobre este tópico, em termos dos concursos para Encarregado Geral Operacional (EGO), Encarregado Operacional (EO) e Informática, a DMRH informou o seguinte:

• EGO Mecânico – em fase de exclusão dos candidatos que não reúnem as condições exigidas;
  • EO Cemitério – em desenvolvimento;
  • EO Eletricista, Jardineiro, Mecânico, Serviços de Higiene e Limpeza - em fase de exclusão dos candidatos que não reúnem as condições exigidas;
  • EO Obras – em fase de análise dos candidatos;
  • EO Transportes Mecânicos – em fase de esclarecimentos junto dos candidatos;

Para este ano, irão iniciar o procedimento para EO de Oficinas Gráficas. No caso de EGO para outros sectores só se prevê a abertura para 2024. No caso da carreira de Informática, esperam iniciar novo concurso durante o mês de abril com novos critérios em termos de contagem do tempo de serviço. Por último, na carreira de Fiscais Municipais Coordenadores (obras e trânsito) estão na fase de audiência de interessados, ao qual se seguirá a fase de exclusão.

Concursos Externos de Admissão

Sobre o ponto de situação dos concursos abertos, a DMRH comunicou o seguinte:

Concurso

Carreira

Observações

Educação Física e Desporto

Fase de avaliação psicológica

Geografia

TS

Fase de classificação final (alargado para 18 vagas)

Fase de classificação final

Intervenção Social

TS

Análise de candidatos (679 para 21 vagas)

Direito

TS

Fase de esclarecimentos (477 candidatos)

Proteção Civil

H.S. Trabalho

Biologia

AT

Análise de candidatos (443 candidatos)

Educação

AO

Fase de avaliação psicológica (1147 candidatos para 180 vagas)

Cozinheiro

AO

Análise de candidatos (60 candidatos)

Guarda-Florestal

Fase de esclarecimentos (74 candidatos)

Sobre os procedimentos concursais a iniciar em 2023, prevê-se a abertura para a carreira de Assistente Operacional (AO) na função de cantoneiro; condutor de máquinas pesadas e veículos especiais (durante o mês de abril); coveiro; eletricista e jardineiro. Nas carreiras especiais de fiscalização; informática (nível I-grau I) e de bombeiro sapador. Na carreira de Assistente Técnico (AT) administrativo. Na carreira de Técnico Superior (TS) nas áreas de arquitetura; engenharia civil e área financeira.

Procedimentos de Mobilidade Intercarreiras

Segundo a DMRH, foram concluídos os processos de mobilidade para a carreira de TS nas áreas de animação sociocultural; financeira; desporto (com alargamento do número de vagas); direito; geografia (ficou deserto); intervenção social; segurança e higiene no trabalho; para além da carreira especial de informática, nível I-grau I. Numa segunda fase deste processo de mobilidades, sublinha-se o seguinte:

Procedimento

Carreira

Observações

Artes e Cultura

Psicologia

Prestes a terminar

AP e Ciências Políticas e Sociais

Ciências da Educação

Ciências da Comunicação

TS

Em fase de audiência de interessados

Eng. Gestão, Projetos e Obras

TS

Em fase de reunião do júri

Sociologia

TS

Em fase de agendamento de entrevistas

Administrativos

Desporto

Em fase de análise

Informática nível I

Em fase de análise

Para este ano, irão iniciar novos procedimentos na carreira de TS dentro das áreas de formação de administração pública, ciências políticas e sociais; história; intervenção social; proteção civil; solicitador; transporte e educador de infância.

Resposta aos pedidos de Teletrabalho (adenda)

O STML questionou a falta de critérios e a morosidade ou mesmo ausência de resposta aos pedidos dos trabalhadores interessados em adotar o teletrabalho (modelo misto). Sobre este tópico, a DMRH afirmou ter já despachado favoravelmente cerca de 231 acordos de teletrabalho, não deixando de sublinhar que a ‘resposta’ é um direito dos trabalhadores, seja ela positiva ou negativa. Concordando com este princípio, o Sindicato observou que a realidade concreta é muito distinta, existindo trabalhadores que aguardam meses a fio por uma resposta às suas solicitações. A DMRH comprometeu-se a intervir junto das restantes direções municipais no sentido de ultrapassar este problema.

Valorização dos Trabalhadores da Carreira de Fiscalização em posições intermédias

Considerando a discriminação que este conjunto de trabalhadores foi alvo, face aos aumentos decididos pelo Governo para este ano, que inclusive já motivou uma exposição formal à CML por parte do STML, afirmou a DMRH que trabalha igualmente numa exposição ao Governo no sentido de repor a igualdade de tratamento. O STML não deixará de intervir junto de todas as instâncias competentes propositando a resolução deste problema.

Valorização dos Trabalhadores com 30 anos de serviço

O STML referiu ter conhecimento de alguns casos de trabalhadores que ficaram excluídos da valorização salarial a que tinham direito pelo facto de terem 30 anos de serviço a 31.12.2022. Fez chegar inclusive à DMRH uma listagem destes casos. Da parte da DMRH, comunicou estarmos perante um universo de cerca de 500 trabalhadores, dos quais 383 têm já a sua situação resolvida, estando previsto para 20 de abril regularizar os restantes. Dos casos identificados pelo STML, irão rever os respetivos processos individuais. Quanto à problemática da exclusão criada pelo Governo em relação aos EO e aos EGO, referiu a DMRH nada poder fazer. O STML continuará a encetar todas as diligências para que esta situação seja também solucionada.

Processos Negociais visando a Alteração aos Horários de Trabalho

O STML voltou a insistir na urgência em avançar com os processos negociais em torno da revisão dos horários de trabalho na Rede de Bibliotecas, formalizado em maio de 2022 e até agora sem qualquer desenvolvimento, a todos os níveis inaceitável. A DMRH referiu que o atraso se deve às mudanças que se verificaram no seio da Direção Municipal da Cultura e que irá intervir junto das novas hierarquias no sentido de avançar com este processo. O mesmo referiu o STML com o processo dos trabalhadores da Proteção Civil (SALCOM), formalizado em novembro último e até agora sem qualquer resposta.

Dentro deste tópico, o STML comunicou que irá formalizar uma proposta de alteração aos horários de trabalho dos trabalhadores afetos aos fornos crematórios. Por último, o Sindicato questionou ainda se a CML prevê apresentar uma proposta de alteração aos horários de trabalho na Brigada de Coletores, referindo a DMRH que está neste momento a analisar o processo enviado pela DMMC/DS. Em tempo oportuno, fará chegar ao Sindicato uma proposta.

O STML continuará a acompanhar a realidade dos trabalhadores da CML, procurando em todas as dimensões possíveis obter respostas às suas reivindicações e expetativas, também defendendo os seus direitos.

Dá força ao nosso, o Teu sindicato!

Sindicaliza-te no STML.