Entrada Comunicados Comunicados 2023 Aos Trabalhadores da EGEAC
Aos Trabalhadores da EGEAC Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 03 Abril 2023 14:13

EGEAC logo1O processo de negociação salarial anual mantêm-se de pé!

Seguindo as orientações do Governo para a Administração Pública, a administração da EGEAC informou o STML que irá atualizar o subsídio de refeição dos trabalhadores para 9,6€, com efeitos a partir do mês de abril, além da atualização dos salários em 52€ e 2% para as remunerações acima de 2.600€, com efeitos a janeiro deste ano.

Relembramos que as orientações do Governo para o sector Empresarial Público do Estado, aplicam-se onde não existem instrumentos de contratação coletiva. Ora, a EGEAC não se enquadra nestes parâmetros, já que existe um Acordo de Empresa (AE) desde 2009, que inclusive prevê e regulamenta em termos anuais o processo de negociação salarial.

O STML já transmitiu ao Conselho de Administração (CA) considerar estas atualizações manifestamente insuficientes, face à elevada taxa de inflação e ao brutal aumento do custo de vida que lhe está associada, realidades que nos últimos meses têm marcado negativamente a vida dos trabalhadores portugueses.

Por outro lado e de acordo com a vontade expressa pelos trabalhadores da EGEAC nos plenários realizados pelo STML em todos os locais de trabalho da empresa, o Sindicato não abdicará de apresentar e negociar a proposta de aumentos salariais consensualizada e aprovada pelos trabalhadores. Uma proposta que responde de facto às necessidades do momento, combatendo simultaneamente a diminuição do poder de compra sentida por todos os que vivem dos rendimentos do seu trabalho.

Contudo, como inclusive é referido na comunicação remetida ao STML pela administração da empresa, a decisão agora anunciada de atualização do subsídio de almoço e dos salários, não inviabiliza novas atualizações que decorram do processo negocial. Neste sentido, o sindicato já enviou uma proposta de datas para dar início ao processo negocial, na expetativa de melhorar substancialmente os valores agora decididos unilateralmente pelo CA.

Informados e esclarecidos, somos sempre mais consequentes!

Dá força ao nosso, o Teu Sindicato!
Sindicaliza-te no STML.