STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2023 Aos Sapadores Bombeiros de Lisboa
Aos Sapadores Bombeiros de Lisboa Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 18 Maio 2023 13:35

rsb1STML reúne com Comandodo RSB

 

No dia 12 de maio o STML reuniu-se com o Comando do RSB no âmbito de um conjunto de problemas que afetam os sapadores bombeiros e que, naturalmente, carecem de resolução urgente. Neste sentido, dos assuntos discutidos, sintetizamos o seguinte.

ReciclagensUma vez que a imensa maioria dos bombeiros, por razões alheias à sua vontade, não tem as reciclagens,foi-nos comunicado que, para efeitos de concurso interno para progressão na carreira, o Comando iria apresentar um modelo alternativo de provas. Quando tiver esta proposta concluída, comprometeram-se a enviá-la para o STML, permitindo assim ao Sindicato debatê-las com os bombeiros.

RefeitóriosPelo facto dos refetórios do Quartel da Alta de Lisboa e da Encarnação não terem Cabo do Rancho, os bombeiros que exercem funções nestes quartéis têm sido diária e altamente prejudicados no que toca às suas refeições. Uma vez que já existe um colega que se disponibilizou para desempenhar estas funções, assumiu o Comandante intervir na resolução deste problema o mais rapidamente possível.


Fardamento É por demais evidente e por isso inaceitável, que muitos bombeiros se apresentem com fardas muito desgastadas. Por esse motivo, têm solicitado novos equipamentos sem, porém, os receberem. O Comando referiu um conjunto de problemas com os concursos de aquisição, admitindo que até ao final do ano, pudessem ser distribuídos os novos fardamentos aos profissionais do Regimento. Atrasos que na ótica do STML são incompreensíveis face a um tema tão sensível e premente para a saúde e integridade físicas dos bombeiros e, logicamente, para a qualidade do socorro que se exige.

GinásiosRelativamente à falta de condições dos ginásios, bem como as poucas máquinas de cardiofitness e de força existentes em cada um deles, o Comando referiu que está a decorrer um trabalho interno que tem como objetivo realizar um levantamento das necessidades dos quartéis em matéria de treino.

ReforçosEstando a chegar o período do início da ‘Fase Charlie’, regressam as dúvidas sobre o tipo de trabalho extraordinário pretendido. Foi referido pelo Comando que estão a fazer um levantamento dos elementos que estariam em disponibilidade para efetuar reforços, carecendo, todavia, de uma autorização do Vereador para que estes reforços se concretizem.

Exames médicos O aumento da idade de aposentação dos sapadores bombeiros em 2019, veio exacerbar um conjunto de preocupações relativamente à saúde destes profissionais. A conclusão do documento sobre o impacto da atividade, com o devido desgaste e efeitos associados na saúde, impôs que o STML desse conhecimento ao Executivo Municipal dessa realidade, tendo-se iniciado, a partir de então, um processo de discussão relativamente a este tema. Efetivamente, constituindo-se a Segurança, a Higiene e Saúde no Trabalho, um dos aspetos prevalecentes no que à atividade laboral toca, é com imensa satisfação que damos a conhecer que o nosso trabalho neste âmbito não foi infrutífero, informando que já há abertura do Executivo para avançar com exames e análises mais específicas para bombeiros, os quais, até aqui, não se faziam.

O STML continuará a acompanhar a realidade dos profissionais do RSB, representando os seus interesses, defendendo os seus direitos e organizando a sua luta por melhores condições de trabalho, consequentemente, as suas condições de vida.

 

Dá mais força ao Teu Sindicato!

Sindicaliza-te no STML.

stml novo jpeg 90X90