STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2023 Aos Trabalhadores da Casa dos Animais de Lisboa (CAL)
Aos Trabalhadores da Casa dos Animais de Lisboa (CAL) Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 07 Junho 2023 13:13

Casa dos animaisSTML reúne com a Chefe de Divisão

 

Por solicitação do STML realizou-se a 6 de junho uma reunião com a Chefe de Divisão da CAL propositando debater e se possível solucionar os problemas que afetam os trabalhadores deste importante serviço público municipal. Dos assuntos debatidos, sintetizamos o seguinte. Assim,

Abertura da cozinha localizada no espaço do refeitório

O Sindicato insistiu uma vez mais na abertura deste espaço, permitindo assim que os trabalhadores interessados possam ter as suas refeições com melhores condições e dignidade. A Chefe de Divisão da CAL referiu vários motivos para não aceder à pretensão do STML, nomeadamente a existência de um parecer negativo de 2021 do Departamento de Saúde, Higiene e Segurança (DSHS) e as obras que decorrem para um novo edifício (contíguo às instalações da CAL) que terá uma zona destinada a refeitório. Estas obras, afirma, poderão estar concluídas em outubro deste ano, o que implicará o desmantelamento do atual espaço de refeitório antes desse prazo.


Rotatividade nas escalas mensais

O STML voltou a referir a importância de avaliar a possibilidade das escalas mensais preverem a rotação dos trabalhadores por períodos de quinze em quinze em detrimento das rotações semanais que atualmente sucedem. Da parte da responsável da CAL apontaram a atual carência de assistentes operacionais, como impedimento para avançar com a rotação proposta pelo Sindicato, deixando em aberto esta opção para quando houver reforço de pessoal. Acrescentou ainda, que todos os trabalhadores são considerados para o trabalho suplementar (extraordinário) de forma equitativa, transparente e equilibrada.

Melhoramentos na zona dos balneários

Face aos problemas há muito conhecidos nesta área da CAL, como os maus cheiros (envolvendo a rede de saneamento) ou as janelas que carecem de substituição urgente, foi transmitido que esperam ter uma parte dos problemas resolvidos (envolvendo a reparação das janelas), sem, porém, apontar um prazo concreto nesse sentido.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Sobre a necessidade de fornecer máscaras com filtro e equipamentos próprios (EPI) aos trabalhadores para as situações que envolvem animais perigosos, a Chefe de Divisão da CAL afirmou um conjunto de constrangimentos existentes no mercado que tem dificultado a aquisição dos materiais pretendidos. Contudo, esperam ter estes problemas ultrapassados, incluindo os itens referidos e necessários na CAL, no concurso previsto iniciar em breve da responsabilidade da Divisão de Gestão Cemiterial (DGC).

O STML continuará a acompanhar estes e outros processos que envolvem os direitos e as condições de trabalho dos trabalhadores da CAL, representando os seus interesses, defendendo os seus direitos e organizando a sua luta.

 

Dá mais força ao Teu sindicato!

Sindicaliza-te no STML.

stml novo jpeg 90X90