Concentração às 15h00 no Cais do Sodré
A situação internacional apresenta-se complexa e perigosa. O genocídio em marcha do povo Palestino por parte de Israel e a consequente desestabilização do Médio Oriente, a crescente escalada armamentista e retórica belicista na Europa, as provocações e ingerências por todo o mundo por parte dos Estados Unidos da América, da NATO e seus aliados demonstram a necessidade de uma resposta política na resolução dos conflitos, da urgência do caminho pela paz, a solidariedade e a cooperação, de acordo com o direito internacional, a começar pela Carta das Nações Unidas.
As consequências da guerra têm efeitos devastadores para os trabalhadores e para os povos, tanto na perda de vidas, na destruição do meio ambiente e de infraestruturas, na devastação do emprego, dos efeitos perversos dos bloqueios e sanções.
Se para os trabalhadores vão tostões, para a indústria do armamento e para a guerra vão milhões. Tal como sugeriu o Secretário Geral da NATO, o governo português retira o que faz falta na saúde, na educação, na habitação para apostar na militarização, no armamento e na guerra.
Para a indústria da morte vão assim as verbas na ordem dos milhares de milhões de euros, enquanto os trabalhadores empobrecem a trabalhar, além de serem confrontados com obstáculos tremendos no acesso às funções sociais do Estado, nomeadamente na habitação, saúde ou educação como referido, o que não é aceitável de maneira alguma!
O STML apela à participação de todos os trabalhadores do município de Lisboa, da Câmara e Empresas municipais às Juntas de Freguesia, na luta pela PAZ! Num mundo onde proliferam as guerras e os conflitos, nenhum trabalhador poderá ambicionar seriamente uma vida e um futuro dignos, enquanto expetativas e direitos inteiramente justos, legítimos e indispensáveis!
Por tudo, a situação internacional atual exige uma exigência firme e corajosa na luta pela paz, motivos mais do que suficientes para que a CGTP-IN e o STML enquanto Sindicato filiado nesta Central Sindical, se juntem à convocatória da Manifestação Nacional que se realizará no próximo dia 18 de janeiro (sábado), em Lisboa, sob o lema “Todos Juntos pela Paz! É Urgente por fim a Guerra!” Concentração às 15h00 no Cais do Sodré, com deslocação para o Rossio! A luta pela PAZ diz respeito a todos e todos não seremos demais!