No ano em que comemoramos os 50 anos do 25 de Abril e os 20 anos da CIMH – Comissão de Igualdade entre Mulheres e Homens o STML convida todas as mulheres trabalhadoras do Município de Lisboa a participar nas comemorações do dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher Trabalhadora.
O STML comemora este importante dia com uma iniciativa sindical e cultural que terá lugar entre as 9h30 e as 11h30 do dia 8 de março na Casa dos Direitos Sociais – Auditório Fernando Pessa, sito na Rua Ferreira de Castro, Bairro da Flamenga em Lisboa.
Será assim mais uma oportunidade para reafirmar os direitos, liberdades e garantias das trabalhadoras por melhores condições de vida e de trabalho, pela igualdade e pelo fim das discriminações.
Não podemos deixar de relembrar que o Dia 8 de Março é um marco fundamental da luta pela emancipação das mulheres trabalhadoras. Foi neste dia que, em 1857, as operárias têxteis norte-americanas saíram à rua exigindo melhores condições de trabalho e direitos iguais aos homens. Em 1910, por intermédio da revolucionária alemã Clara Zetkin, é proposto na Conferência Internacional de Copenhaga, que o 8 de Março passasse a ser considerado como o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora. Em Portugal só com a revolução do 25 de Abril de 1974 foi possível garantir na nova Constituição da República Portuguesa (1976), direitos iguais entre os homens e mulheres portuguesas no campo socioeconómico, político, cultural, além de alcançar direitos exclusivos à mulher no plano sexual e reprodutivo.
Também no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a 23 de março (sábado) iremos participar na Manifestação Nacional de Mulheres promovida pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM). Contamos, também nesta data, com a participação das mulheres trabalhadoras do município de Lisboa (Câmara, Juntas de Freguesia e Empresas Municipais).
O envolvimento e responsabilização de todas as mulheres trabalhadores de Lisboa na resolução dos seus problemas, na luta pelos seus direitos e expetativas, será passo incontornável para a obtenção séria e consequente de respostas às suas-nossas revindicações.