Iniciada a negociação com o Governo, o STML suspende greve em curso.
O STML integrou a reunião com o Governo que deu início à negociação do Estatuto de Pessoal dos Bombeiros Profissionais da Administração Local.
Para além de serem calendarizadas as reuniões de negociação a realizar nos dias 6, 14 e 25 de novembro, e ainda a 3, 13 e 20 de dezembro, foi ainda consensualizada uma ordem de prioridades sobre os seguintes temas:
1. Sistema e suplementos remuneratórios
2. Aposentação e desgaste rápido
3. Organização do tempo de trabalho e efetivos mínimos
4. Avaliação de desempenho
O Governo sugeriu que os sindicatos enviassem previamente as suas propostas relacionadas com cada um destes temas, dando a possibilidade de serem incluídas outras temáticas, que estes considerem pertinentes. Referindo que à medida que se for avançando nos temas, o Governo apresentará também as suas propostas.
Entrando nesta nova fase da luta, que os trabalhadores Bombeiros Sapadores têm vindo a desenvolver, entende o STML suspender a greve em curso a partir das 00,00 h de 30 de outubro.
Caso o desenvolvimento das negociações não corresponda de forma positiva às aspirações dos trabalhadores, os Bombeiros Sapadores, juntamente com o seu sindicato, o STML, decidirão em tempo oportuno as formas de luta que se venham a demonstrar adequadas para a obtenção de respostas necessárias às suas reivindicações.